Chega até março, mas o JN já teve a oportunidade de conduzir o smart mais rápido de sempre, o #3 Brabus, um SUV coupé de cinco lugares 100% elétrico. O modelo é o segundo lançamento desde a renovação da marca, que é agora uma joint-venture entre Mercedes-Benz Group e a Geely Holding.
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Apresentado há dias na Sociedade Comercial C. Santos, na Maia, o smart #3 tem assinatura da equipa de design global da Mercedes-Benz e é o segundo modelo da nova era da marca, numa gama que não vai ficar por aqui e poderá incluir um dois lugares, retomando um pouco da filosofia original da smart.
O novo modelo recorre à plataforma SEA da Geely e tem um comprimento de 4400 mm e uma distância entre eixos de 2785 mm. A bagageira tem 370 litros de capacidade, a que se junta um pequeno espaço de 15 litros sob o capot, fazendo deste o maior modelo que a marca já construiu.
A passagem para as motorizações elétricas permitiu, igualmente, fazer do #3. na sua versão Brabus, um autêntico míssil: 3,7 segundos dos 0 aos 100 km/h, graças aos 428 cavalos, à tração integral e a um binário de 540 Nm.
Experimentamos todo este poderio num curto ensaio e surpreendeu-nos a força com que somos atirados contra o banco. Já conduzimos elétricos mais potentes e igualmente rápidos, mas este #3 está noutro patamar...
A brevidade do ensaio impediu-nos, porém, de verificar se chassis e suspensão estão à altura deste poder de fogo.
Em contrapartida, o interior está à altura do segmento Premium em que a smart se quer inserir. Bons materiais e muito equipamento, com um interior espaçoso e jovial. Aposta ganha.
Aerodinâmica apurada
O #3 tem linhas agradáveis e desportivas, com uma grelha larga e faróis LED finos. As grandes jantes de 19 polegadas complementam o visual e, na linha BRABUS, o #3 são de 20 polegadas.
O exterior reflete-se, como já vimos, no desempenho. A potência máxima varia entre 200 kW (272 cv) nas quatro linhas de acabamento com tração traseira e 315 kW (428 cv) no BRABUS com tração integral. A aceleração varia de 5,8 segundos para 3,7 segundos.
A velocidade máxima (limitada eletronicamente) é a mesma do smart #1: 180 km/h. O smart #3 oferece, porém, mais autonomia e tempo mais curto de aceleração graças, sobretudo, à aerodinâmica e à altura.
As autonomias deste SUV coupé atingem entre 415 e 455 quilómetros, sendo que é usada a mesma bateria NCM (níquel, cobalto e manganês) de 66 kWh de capacidade.
Equipado com tecnologia de carregamento em corrente contínua (DC) até 150 kW/h, o smart #3 recupera de 10 a 80% em menos de 30 minutos em carregadores rápidos. Numa wallbox de corrente alternada (AC) de 22 kW o mesmo carregamento demora menos de três horas.
A partir de 43 493 euros
O smart #3 é proposto nas linhas Pro+ (435 quilómetros de autonomia), Premium (455), 25th Anniversary Edition (455) e BRABUS (415 quilómetros de autonomia). Os preços da linha Pro+ começa nos 43 493 euros e as linhas Premium e 25th Aniversary Edition nos 46 993 euros. Por fim, o smart #3 BRABUS custa 50 993 euros.
Em breve, chegarão ao mercado versões Pro dos smart #1 e #3. Têm baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) de 49 kWh e oferecem autonomia de 310 quilómetros no #1 e de 325 quilómetros no #3.
O carregamento em AC é de 7,4 kW (cerca de 5,5 horas para recarregar de 10% a 80%) e em DC recarrega a 130 kW (menos de 10 a 80% em menos de 30 minutos). Os preços arrancarão nos 37 495 euros no smart #1 e nos 38 495 euros no smart #3.