1. As universidades ajudam a superar a crise económica? 2. Os cortes orçamentais afetam a qualidade do ensino nas universidades? 3.Como incentivar alunos numa altura em que o desemprego impera? 4.Corremos o risco de perder recursos humanos importantes com a "fuga de cérebros" para o estrangeiro?
Corpo do artigo
1.As universidades fazem parte do universo da economia. Precisamos de técnicos com qualidade suficiente para que o país possa ter uma forma diferente de encarar o futuro. Temos de fazer uma introspeção para perceber o porquê de estarmos nesta situação económica. É preciso haver uma reestruturação de mentalidades, mas isso pode levar anos.
2.Aquilo que é necessário é uma gestão rigorosa dos meios. As universidades precisam de se dedicar mais à colaboração do que à concorrência e, em vez de andarem de costas voltadas, maximizar as suas potencialidades.
3.Reforçando a responsabilidade social para com os alunos. Tentamos estabelecer o diálogo e um intercâmbio forte com as empresas de forma a amenizar a situação de desemprego que afeta o país.
4.Não vejo assim. O desafio é preparar técnicos e gestores para que, em qualquer parte do Mundo, eles possam mostrar as suas qualidades. Em Portugal temos a tendência do fado e o fado é bom num determinado momento, mas não no aspeto dos coitadinhos e do choro. Devemos potenciar a nossa mais-valia.