O principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI20, seguia a valorizar, esta segunda-feira de manhã, com as ações da PT a dispararem mais de 7%, depois da Altice, dona da Cabovisão, ter oferecido 7025 milhões de euros pela compra dos ativos da operadora.
Corpo do artigo
A Altice propôs à brasileira Oi comprar os interesses da Portugal Telecom fora de África, excluindo a dívida da Rio Forte, empresa do grupo Espírito Santo em processo de falência, e veículos financeiros da PT.
Se a oferta for aceite, a venda firma o fim da operação de fusão em curso entre a Portugal Telecom e a Oi, que tem como objetivo criar um gigante das telecomunicações no mercado lusófono.
Pelas 08.35 horas (hora de Portugal continental), o PSI20 seguia a negociar nos 5.247,59 pontos, com 10 dos 18 títulos que o compõem a negociarem positivos, um inalterado (a Impresa) e sete negativos.
A liderar os ganhos seguiam as ações da PT, que valorizavam 7,27% para 1,402 euros, seguidas das da Nos, que avançavam 3%, para 4,71 euros.
Do lado das perdas, o destaque é da Teixeira Duarte e do BCP, que recuavam 2,42% e 2%, para 0,77 euros e 0,09 euros.
Lisboa seguia a negociar numa Europa mista, com os investidores à espera da reunião de quinta-feira do Banco Central Europeu (BCE).
Tanto o euro como o barril de petróleo Brent iniciaram a sessão em baixa nos seus respetivos mercados, com a moeda única a trocar-se a 1,2492 dólares e o crude de referência na Europa a cotar no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres a 85,51 dólares, menos 0,4% face ao fecho de sexta-feira.