
Cerca de 60% dos trabalhadores da STCP estão hoje em greve ao dia de feriado e ao trabalho suplementar, disse à Lusa fonte sindical, enquanto a empresa avança que, às 9 horas, o cumprimento do serviço era de 94%.
De acordo com Vítor Pereira, presidente da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicação (Fectrans), "a adesão a esta greve situa-se nos mesmos níveis que alcançaram as anteriores greves ao trabalho suplementar, com cerca de 60% dos trabalhadores".
Por outro lado, fonte oficial da empresa avançou à agência Lusa que, de madrugada, o cumprimento do serviço foi de 100%, tendo circulado todos os autocarros previstos, enquanto, às 9 horas, o cumprimento se situava nos 94%.
Os trabalhadores estão a fazer "greve ao dia de feriado e às horas suplementares, porque a empresa decidiu deixar de aplicar o acordo de empresa, que prevê o pagamento destes períodos de trabalho a 100%, para aplicar a lei geral do trabalho, que apenas paga este trabalho a 50%", explicou o sindicalista.
Vítor Pereira salientou ainda que nos próximos feriados esta greve poderá ser suspensa, porque entretanto a empresa abriu um processo de negociações com os trabalhadores relativo ao pagamento do trabalho suplementar.
Para domingo, dia de Páscoa, está prevista nova greve na STCP ao trabalho em dias feriado.
