O movimento da nuvem de cinzas do vulcão islandês está a movimentar-se de Norte para Sul e o tráfego no Aeroporto de Faro, Algarve, poderá vir a ser suspenso a partir das 21 horas.
Corpo do artigo
De acordo com a Navegação Aérea de Portugal (NAV) e segundo os dados disponíveis até às 15 horas de hoje, segunda-feira, prevê-se que para o fim do dia e início da noite de hoje haja um movimento da nuvem de Norte para Sul e o tráfego em Faro poderá a vir a ser suspenso a partir das 21 horas.
Pedro Gaspar, da NAV, explicou que a certeza da interrupção do tráfego aéreo no Aeroporto Internacional de Faro só será confirmada depois das 19.30 horas, altura em que a NAV terá dados actualizados.
A nuvem de cinzas do vulcão islandês levou ao cancelamento de 209 voos nos aeroportos nacionais até às 12 horas, de hoje, de acordo com uma informação divulgada pela ANA - Aeroportos de Portugal.
No aeroporto de Lisboa foram cancelados 97 voos (44 partidas e 53 chegadas), seguindo-se o aeroporto de Faro, com 37 voos cancelados (18 partidas e 19 chegadas) e no Porto foram cancelados nove voos (duas partidas e sete chegadas).
Esta manhã no Aeroporto de Faro, centenas de passageiros aguardavam em filas para remarcar a viagem de partida e as malas recomeçaram a acumular-se no terminal.
O vulcão islandês entrou em erupção a 21 de Março, tendo provocado uma nuvem de cinzas que afectou o movimento aéreo no espaço europeu e, depois de um abrandamento, a actividade voltou a intensificar-se na quinta-feira à noite.
