Agência de Energia avisa que subida dos preços tem diminuído procura mundial de petróleo
A subida do preço do petróleo tem provocado uma queda da procura nos últimos meses, sublinhou, terça-feira, a Agência Internacional de Energia que mantém, no entanto, as previsões da procura mundial de petróleo para este ano.
Corpo do artigo
"Existe um risco que um preço do petróleo acima dos 100 dólares por barril não seja compatível com o ritmo da retoma económica", avança a agência no seu relatório mensal citado pela AFP.
A Agência Internacional de Energia (AIE) considera que "o crescimento da procura mundial de petróleo mostra sinais de abrandamento há alguns meses devido ao preços elevados"
Depois de seis revisões em alta consecutivas, a AIE decidiu manter inalterados as suas previsões de procura do "ouro negro" para este ano. Tal como em Março, a organização espera que a procura mundial atinja os 89,4 milhões de barris por dia este ano (mais 1,6 por cento em relação ao ano passado).
Também a produção mundial de petróleo sofreu uma queda em Março, diminuindo 700 mil barris e atingindo os 88,3 milhões de barris diários na sequência da redução da produção na Líbia, refere a AIE.
"A perda da produção líbia [que vive uma guerra civil] e a subida dos preços em 25 a 30 por cento desde o início da crise no país, em meados de Fevereiro, obteve poucas respostas dos outros membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP)", concluiu a AIE.