Os jornalistas da Agência Lusa marcaram quatro dias de greve. A segunda paralisação, em três meses, está marcada para os dias 9 a 12 de junho. Pretendem aumentos salariais, ao fim de 12 anos de estagnação.
Corpo do artigo
"Os Sindicatos representativos dos Trabalhadores da Agência Lusa entregaram já o pré-aviso da greve de quatro dias da próxima semana, perante a imobilidade da posição da Lusa", informam as estruturas sindicais, em comunicado. A paralisação está marcada para os dias 9 a 12 de junho.
"Desde dezembro que os sindicatos representativos dos trabalhadores e a Lusa negoceiam aumentos salariais" para mitigar os efeitos da inflação e da crise económica numa redação que há 12 anos não tem aumentos. "Estamos em junho e ainda não há mudanças na proposta da administração da Lusa", acrescenta o documento enviado às redações.
16098303
Entre os dias 30 de março e 2 de abril, os trabalhadores fizeram uma greve que teve uma "adesão de jornalistas superior a 90% e fechou a linha da Lusa", recordam os sindicatos. Aprovada em plenário, a nova paralisação, marcada para junho, é um sinal de que "os trabalhadores da Lusa não vão baixar os braços" enquanto a administração não sair dos 74 euros de aumento propostos, por oposição aos 100 pretendidos pelos trabalhadores.
"E se nada mudar já foi aprovada nova greve para agosto, na semana da Jornada Mundial da Juventude, durante a visita do papa Francisco", lê-se no comunicado, assinado pelos sindicatos representativos dos cerca de 300 trabalhadores da lusa: SJ - Sindicato dos Jornalistas; SITE CSRA - Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas; SITESE - Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Serviços.
"Em paralelo, os Órgãos Representativos dos Trabalhadores estão a organizar as Jornadas de Luta, convidando várias personalidades a visitar a empresa". Nesse âmbito, a presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Luísa Salgueiro, visitou a delegação da Lusa no Porto, esta quinta-feira.