A Air France prevê cancelar pelo menos 10% dos voos intercontinentais previstos para quarta-feira e 30% dos voos europeus e domésticos, no primeiro dia de uma semana de greve convocada pelos sindicatos do pessoal de cabine.
Corpo do artigo
A companhia aérea indicou que, de acordo com os primeiros cálculos realizados com os elementos disponíveis, a percentagem de grevistas no primeiro dia da paralisação rondará os 35%.
Além do cancelamento de voos, a Air France prevê reduzir o número de passageiros nos voos em que haja menos pessoal de cabine (hospedeiras e comissários de bordo) devido à greve, precisou um porta-voz.
A companhia divulgará novas previsões na terça-feira e está a avisar os passageiros que têm voos previstos para os próximos dias e que podem ser afetados.
No centro do conflito laboral está a negociação do acordo coletivo, com o atual a expirar em outubro e a administração da empresa a querer prolongá-lo por mais 17 meses, um prazo que dois sindicatos do setor (SNPNC-FO e l'Unsa-PNC) consideram "insuficiente".
Os dois sindicatos mantiveram na sexta-feira o pré-aviso de greve até 2 de agosto, depois do fracasso de mais uma sessão de negociações.