O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaüble, afirmou que a União Europeia não está a negociar "um novo programa" com a Grécia e lembrou que existem dois acordos firmados em 2010 e 2012 que se mantêm.
Corpo do artigo
"Não negociamos um novo programa. Já temos um programa", afirmou Wolfgang Schaüble, em Istambul, no final de um encontro do G20 e na véspera de uma reunião do Eurogrupo sobre a Grécia.
O programa atual "deve ser examinado pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI). Só depois podemos passar à próxima tranche", insistiu, acrescentando que não poderá haver outras negociações "antes de tudo isso ser feito".
O novo governo grego liderado por Alexis Tsipras quer pôr fim à austeridade que foi imposta através dos acordos negociados com os credores para a concessão de dois empréstimos à Grécia, em 2010 e 2012, no total de 240 mil milhões de euros.
Tsipras reclama uma ajuda financeira de emergência e tempo para preparar um programa de reformas e renegociação da dívida, uma vez que o programa de resgate termina no final deste mês.
"Tem havido muita retórica, é bom que possamos sentar-nos para falar", disse o ministro alemão.
"Creio que as regras são claras (para Atenas)", afirmou Schaüble, "amanhã vamos ouvir os seus compromissos, é melhor do que informações divulgadas a pouco e pouco na televisão", adiantou.