A Renault não pára e parece disposta a atacar todos os nichos do mercado. Aproveitou o relançamento da Alpine para, em boa hora, lançar o primeiro desportivo elétrico do grupo, o A290 e, ao mesmo tempo, fazer renascer os pequenos desportivos do passado.
Corpo do artigo
É sem rebuço que os responsáveis da marca afirmam querer fazer da Alpine a "Porsche" francesa e, pelo menos esteticamente, a aposta está ganha pois o A290 "respira" performance.
Partindo de uma base muito sã, a do R5 elétrico, tem uma carroçaria oito centímetros mais comprida e cinco mais larga, um chassis reformulado com vias mais largas e suspensão específica, um berço do motor em alumínio e um habitáculo repleto de detalhes inspirados na Fórmula 1. A isto somam-se apenas 1 479 quilos de peso e um binário de 300 Nm para fazer dele um diabólico pequeno desportivo.
Tivemos oportunidade de o testar durante cerca de uma centena de quilómetros em traçado sinuoso e, ainda, durante um breve contacto em pista, sobressaindo a grande facilidade com que o A290 devora as curvas, com a tração de muito bom nível, nunca nos deixando em apuros. E nem a suspensão, adequada a uma condução mais desportiva, nos massacra o corpo. Não gostamos da excessiva leveza da direção e o volante, demasiado grosso.
A aceleração não é explosiva e facilmente a gerimos com o acelerador, pois o binário é modelado eletronicamente, o que também evita o constante bambolear de alguns elétricos quando aliviamos o acelerador. A autonomia anunciada é de 380 quilómetros.
No habitáculo reina o enorme volante, onde está a patilha vermelha OV ("overtake"), que, quando acionada, permite obter o binário máximo durante 10 segundos, um botão azul que serve para regular os níveis de regeneração e outro que serve para selecionar, quando pressionado, os modos de condução.
Os botões de acionamento da transmissão (R, N e D) estão na consola central, mas não há o "P" para estacionar, exigindo que se carregue no N (de neutro ou ponto-morto) e, em seguida, acionar o travão de mão elétrico.
O A290 está disponível com dois níveis de potência (180 e 220 cavalos) e cinco de equipamento. O menos potente oferece as versões GT e GT Premium, ao passo que a de 220 cavalos é vendida como GT Perfomance e GT GTS (há, ainda, a GTS Prémiere Édition ).
Equipamento
Com 180 cv e uma bateria de 52 kWh, o A290 GT vem equipado, de série, com pneus Michelin Sport EV e jantes de liga leve Iconic de 19 polegadas. Tem um carregador CA bidirecional de 11 kW e pode atingir os 100 kW CC em modo de carregamento rápido.
O interior azul tem acabamentos em tecido revestido, um volante desportivo em couro Nappa e ornamentado com uma bandeira francesa no painel de instrumentos. São de série os bancos dianteiros aquecidos, os vidros fumados, o controlo automático da climatização e a iluminação ambiente são todos de série.
No que diz respeito à conetividade, o A290 GT inclui o sistema Alpine Portal, com um ecrã de alta resolução de 10,1 polegadas, que inclui o Google Automotive Services com o Maps, o Google Assistant e o Google Play. Incluindo ainda o regulador de velocidade adaptativo e câmara de marcha-atrás.
A versão Premium tem o tejadilho bi-tom preto e as pinças de travão dianteiras Brembo azul Alpine, incorporando, de série, o Alpine Drive Sound, bem como o sistema áudio premium Devialet, desenvolvido com o especialista francês em tecnologia áudio .
O volante é aquecido, dispõe de carregador de smartphone por indução e tem o espelho retrovisor sem aro e com função antirreflexo automática.
A mais potente A290 GT Performance acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 170 km/h, tendo pinças de travão dianteiras Brembo Vermelho Racing e pneus Michelin Pilot Sport 5.
Com o foco no desempenho, apresenta o sistema Alpine Telemetrics, que permite aos condutores monitorizar o seu desempenho, otimizar a eficiência do automóvel e aprender a explorar o seu potencial através de coaching e desafios inspirados no mundo dos jogos.
O A290 GTS combina o equipamento do A290 GT Premium com o motor mais potente de 220 cv. Possui todo o equipamento dos outros três modelos, com a adição de jantes Snowflakes preto brilhante de 19 polegadas e pinças de travão dianteiras Brembo vermelho Racing.
As caraterísticas mais marcantes são o sistema áudio premium da Devialet, os pneus Michelin Pilot Sport 5, o interior bi-tom em pele Nappa e o sistema Alpine Telemetrics Premium.
Para assinalar o lançamento do A290, a Alpine lançou a Première Édition, uma série limitada de 1 955 automóveis, em homenagem à criação da marca por Jean Rédélé, em 1955.
Tem uma linha de tejadilho azul mate e pinças de travão azul Alpine realçam a pintura preto profundo. O interior, em couro Nappa, inclui o sistema áudio de alta-fidelidade premium da Devialet, com 615 W (nove altifalantes).
As jantes Snowflake de 19 polegadas, em preto brilhante, estão equipadas com pneus Michelin Pilot Sport 5 especialmente desenvolvidos para o efeito. A placa numerada e os tapetes do habitáculo refletem a exclusividade desta série limitada.
Os preços começam nos 38.700 euros e vão até aos 46.200 da Première Édition.