A EDP é a marca portuguesa mais valiosa pelo sexto ano consecutivo, mas a Galp foi a que mais valorizou, em termos absolutos, face ao ano anterior. Em termos relativos, a distribuição/retalho e a banca foram os setores que mais valorizaram, com especial destaque para o Continente e a Caixa Geral de Depósitos.
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Globalmente, as marcas portuguesas mais valiosas são avaliadas pela Onstrategy em quase 20,3 mil milhões de euros, na edição de 2024 do seu estudo anual sobre marcas, mais 17% do que na edição anterior.
Desde 2019 que a consultora analisa o comportamento das marcas de 37 setores de atividade distintos. Desde esse ano, os quatro lugares cimeiros da tabela têm sido ocupados pelas mesmas marcas - EDP, Galp Energia, Jerónimo Martins e Pingo Doce -, sendo que o 5.º lugar tem variado quase todos os anos. Começou por ser ocupado pela TAP, que este ano surge na 25.ª posição. Tinha, então, um “brand value” de 733 milhões de euros. Agora, está avaliada em 162 milhões.
A quinta marca mais valiosa este ano é o Continente, que ocupou esse lugar no ranking de 2022, mas perdeu-o, no ano passado, para a Meo. Em 2022, o Continente estava avaliado em 663 milhões de euros, este ano, está em 989 milhões. Foi a marca que mais valorizou em termos relativos, com um aumento de 48% face aos 668 milhões em que estava avaliada em 2023, ocupando então a 8.ª posição. A Meo caiu este ano para o 8.º lugar, apesar de se ter valorizado em 9,9%, para um total de 767 milhões.
A sexta posição é ocupada pela CGD, que regista a segunda maior valorização relativa, ao crescer 47%, correspondentes a mais 316 milhões de euros, para um valor total de 988 milhões. É, também, a marca de Banca mais valiosa.
Nos setores de Banca & Seguros, destaque para a Fidelidade, que lidera no segmento de “Financial Insurance” e para o Multibanco, líder em sistemas de pagamentos.
Em termos absolutos, a marca que mais valorizou foi a Galp Energia, com um aumento de 457 milhões. Agora avaliada em 2330 milhões de euros, a Galp lidera o segmento de petróleo e gás. A EDP valorizou em 140 milhões, mais 5,1%, e está avaliada agora em 2891 milhões de euros. É líder do segmento de energia.
O estudo, explica a Onstrategy, é efetuado com base em informação pública e disponível, recorrendo à metodologia “royalty relief”, em conformidade com as normas ISO 10668 e 20671, de avaliação financeira de marca e de avaliação de estratégia e força de marca, respetivamente, explica João Baluarte, sócio responsável pelos estudos financeiros da consultora.
Evolução anual
As marcas que mais valorizaram em relação à última edição do estudo foram CGD (+47%), Pingo Doce (+38,5%), Parfois (+34,1%), CTT (+29,7%), Well’s (+29,4%) e Portugalia (+28,6%).
Também na liderança
Nos 37 setores considerados, a TAP ocupa o lugar cimeiro em aviação e aeroespacial, a Brisa na mobilidade e a CP no segmento de transportes.