A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu 240 mil litros de leite numa operação de fiscalização relacionada com o preço do produto, a decorrer em vários supermercados, segundo uma fonte daquele órgão policial.
Corpo do artigo
Durante a acção de fiscalização, que ainda está em curso, verificou-se que o leite estava a ser vendido abaixo do preço de custo, pré configurando um "ilícito concorrencial", pelo que a ASAE vai depois remeter o assunto para a Autoridade da Concorrência.
A acção decorre em vários postos de venda de duas cadeias de supermercado por todo o país.
A fiscalização surge na sequência da denúncia da Associação Nacional das Indústrias e Lacticínios (APLC) de que os hipermercados Continente e Pingo Doce estariam a vender leite abaixo do preço de custo (dumping).
A situação foi desencadeada na passada quarta-feira, quando a Associação Nacional dos Industriais dos Lacticínios (ANIL) e a Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (FENALAC) acusaram o Continente de 'dumping' no campo do leite.
Em causa está uma promoção do hipermercado que inclui embalagens de 1,5 litros de leite comercializados a 0,78 euros, sobre o qual recai um desconto de 75%, resultando um preço final de 0,13 euros/litro.
Por seu lado, o Continente tem vindo a afirmar que mantém um "compromisso com os consumidores" e que 85% do leite que vende é nacional, em resposta às críticas por parte das associações de produtores.