A Aston Martin vendeu em Portugal, no ano passado, 61 automóveis, alcançando uma quota de mercado de 42,9% no segmento dos automóveis de luxo e alta performance. Este ano já foi lançado o novo Vantage Roadster e, no segundo semestre do ano, a marca começará a entregar o Valhalla, um superdesportivo híbrido plug-in.
Corpo do artigo
A combinação de luxo e alta performance da marca britânica com uma revigorada gama de produtos e uma melhorada rede de concessionários, impulsionou o crescimento da Aston Martin (AM) na Europa. E, em 2024, a quota de mercado na região atingiu 15,7%, refletindo um aumento de 4% face ao ano anterior.
Durante este período, a marca cimentou a sua liderança no segmento em Portugal e na Bélgica, onde a marca detém uma quota de 42,9% e 23,2%, respetivamente.
A rede de retalho europeia da AM continuou a crescer ao longo de 2024, com a abertura de salões de exposição em Praga (República Checa) e nas cidades alemãs de Baden-Baden, Nuremberga e Hamburgo, elevando elevam o número de pontos de venda para 42.
Andreas Bareis, presidente regional da Aston Martin para a Região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) considerou que a liderança "constitui um marco significativo, que reflete a força da nossa marca, e o apelo excecional dos nossos ultraluxuosos automóveis desportivos".
"Com a mais forte gama de produtos da nossa história, e uma notável rede de retalho, continuamos a estabelecer a referência para condutores que procuram performance inigualável, manufatura, e exclusividade, ao volante de cada Aston Martin”, concluiu.
Portfólio melhorado
Partindo do lançamento do DB12, em 2024, a Aston Martin continuou a construir o seu portefólio da próxima geração com o lançamento do novo desportivo Vantage e dos seus homólogos de competição, o Vantage GT3 e o Vantage GT4.
Seguidamente, a AM introduziu uma versão atualizada do seu SUV, o DBX707, com um interior mais avançado e uma dinâmica de condução mais refinada. E o Festival Internacional de Cinema de Veneza serviu como pano de fundo para a estreia do novo Vanquish, o desportivo com motor V12 de topo de gama da marca.
A fechar o ano, a marca revelou o visual e as especificações do Valhalla, um inovador automóvel superdesportivo híbrido, capaz de produzir uns assombrosos 1079 cv.
A ligação da Aston Martin aos desportos motorizados também ficou evidente no lançamento de novos produtos e variantes, como o Aston Martin AMR24 Edition, inspirado no carro AMR24 da Fórmula 1 ®, e no Carro Médico Oficial da Fórmula 1®.
Adicionalmente, a marca celebrou a sua vitória nas 24 Horas de Spa com a revelação do Vantage AMV24 Edition, em homenagem a este notável feito no desporto automóvel.
O pináculo da exclusividade foi personificado no Valiant, um superdesportivo com motor V12, que debita 745 cv, combinado com uma transmissão manual de seis velocidades, e desenvolvido com a colaboração direta de Fernando Alonso.
Novidades
O início de 2025 foi marcado pelo lançamento do novo Vantage Roadster, que oferece a oportunidade de experienciar o emblemático desportivo britânico com a liberdade de conduzir a céu aberto.
Mais tarde, no segundo semestre do ano, a marca dará início às entregas do muito aguardado Valhalla, o superdesportivo híbrido plug-in da marca.
Entretanto, em pista, a Aston Martin voltará a perseguir a vitória nas 24 Horas de Le Mans, com a versão de competição do Valkyrie, o único hiperdesportivo de estrada a competir tanto no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, como no WeatherTech SportsCar Championship da IMSA.