Estudo aponta investimento de 1,5 mil milhões de euros, até 2050, na instalação de 42 mil novos postos de carregamento espalhados pelo país, o equivalente a um acréscimo de 76 mil "tomadas".
Corpo do artigo
Portugal vai ter cerca de 82 mil pontos de carregamento de veículos elétricos em 2050. É um acréscimo de 76 mil novos pontos para carregar ligeiros e pesados, que se somam aos quase seis mil já existentes na rede pública nacional, num investimento superior a 1,5 mil milhões de euros. A esmagadora maioria da verba destina-se a carros, mas também há capital para equipamentos destinados a veículos pesados e a frotas de distribuição urbana. Só até ao final desta década, ou seja, 2030, a rede de carregamento contará com mais de 27 mil pontos. É quase cinco vezes mais do que a capacidade atual.
Os dados constam do estudo “Infraestruturas de Carregamento de Apoio à Transição Energética da Mobilidade em Portugal”, que será apresentado hoje pela Mobi.E. O documento, a que o JN teve acesso, traça a estratégia nacional para os próximos 27 anos, de modo a atingir as metas da neutralidade carbónica e de redução da emissão de gases poluentes na área da mobilidade, preparando a infraestrutura de carregamento do país para o fim da venda de viaturas a gasolina e a gasóleo, a partir de 2035.