A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que o aumento histórico de 75 pontos base nas taxas de juros decidido esta quinta-feira não é a "norma", mas salientou que a avaliação será reunião a reunião.
Corpo do artigo
Em conferência de imprensa após o anúncio do BCE, quando questionada sobre a eventual repetição de aumentos das taxas de juro da magnitude desta quinta-feira nas próximas reuniões, Lagarde disse que a subida "não é a norma", mas reforçou que a decisão será feita consoante os dados disponíveis, explicando que a instituição irá continuar a subir os juros.
O BCE anunciou que decidiu aumentar em 75 pontos base as suas três taxas de juro diretoras, o segundo aumento consecutivo e a maior subida do banco. Segundo Lagarde, a decisão foi tomada de forma unânime pelo Conselho de Governadores.
"Na verdade, tomámos a decisão hoje de que iríamos continuar a aumentar as taxas de juros porque acreditamos que estão longe da taxa em que esperamos ver a inflação retornar à meta de 2% de médio prazo", disse.
A presidente do BCE admitiu ainda que a instituição fez "erros de previsão" sobre a evolução da inflação. "Cometemos erros de previsão, assim como todas as instituições, como fez a maioria dos economistas", disse, assumindo "a culpa" por ser a líder da instituição.