O Banco de Portugal reviu pela terceira vez as suas projeções para a economia portuguesa este ano, esperando agora uma recessão de 1,9%, quase o dobro do esperado pelo Governo (1%) e muito mais negativa que a primeira estimativa.
Corpo do artigo
Nas projeções incluídas esta terça-feira no Boletim Económico de Inverno, o Banco de Portugal acabou por rever pela terceira vez a estimativa que faz para o desempenho da economia portuguesa ao longo de 2013, e pela terceira vez a revisão é feita em baixa.
No Boletim Económico de Inverno de 2011, a primeira estimativa que o banco central fazia para 2013 apontava para uma subida do PIB em 0,3%.
Nos dois boletins que seguiram (Primavera e Verão 2012) a previsão foi revista e mantida em 0%.
O grande salto deu-se no Boletim Económico de Outono de 2012, divulgado em novembro do ano passado, quando a instituição liderada por Carlos Costa acabou por rever de 0% para -1,6% o desempenho do PIB em 2013, e reviu novamente hoje para -1,9%.
Estas projeções, sempre acompanhadas de incertezas e maiores quanto mais longe estão do final do período, tal como é ressalvado em todos os boletins pelo Banco de Portugal, apontam no entanto para uma deterioração continuada das expectativas quanto à economia portuguesa.
Ao longo deste período, o valor previsto para 2012 também sofreu alterações mas menores, começando nos -3,1% do PIB no boletim económico de inverno de 2011, para -3,4% do PIB no boletim de primavera de 2012, para estabilizar nos boletins seguintes em -3%.