O Banco Central Europeu está a preparar-se para comprar dívida soberana espanhola a instituições financeiras e outros investidores, avança, este sábado, o diário alemão Suddeutsche Zeitung.
Corpo do artigo
A ideia do Banco Central Europeu (BCE) é aumentar a procura e aliviar as taxas de juro que nos últimos dias superaram a barreira dos sete por cento a 10 anos, afirma aquele jornal, que cita fontes de Bruxelas.
O BCE atuará em nome do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), apoiado pelos países membros da zona euro, refere a publicação alemã.
O diário relaciona ainda esta informação com a declaração conjunta emitida na sexta-feira pela chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês, François Hollande.
Merkel e Hollande mostraram-se "decididos a fazer tudo para proteger a zona euro", referindo estarem comprometidos "com a integridade" da região.
Uma compra massiva de títulos de dívida soberana espanhola por parte do BCE poderá, no entanto, encontrar resistências dentro do banco central alemão.
Na quinta-feira, o presidente do BCE, Mário Draghi, disse estar preparado para fazer "tudo o que for necessário" para garantir a sobrevivência da moeda única.
"Durante o nosso mandato, o BCE está preparado para fazer o que for necessário para preservar o euro e acreditem que tal será suficiente", disse Draghi em Londres, numa conferência de investidores.