
Nota de 500 deixa de ser produzida em 2018 mas as que estão em circulação continuam a ser válidas
Arquivo JN
O Banco Central Europeu decidiu deixar de produzir as notas de 500 euros em 2018, assegurando que as notas deste valor em circulação vão continuar legais e a manter o seu valor.
"O Conselho de Governadores do BCE decidiu hoje não continuar a impressão das notas de 500 euros e exclui-las da série Europa, tendo em consideração preocupações que esta nota poderia facilitar atividades ilícitas", informa a instituição numa nota divulgada esta quarta-feira.
A emissão da nota de 500 euros vai parar no final de 2018, quando se planeia que as novas notas de 100 e de 200 euros da série Europa sejam introduzidas.
Nota de 500 euros vai permanecer legal e continuar a ser utilizada
A instituição liderada por Mario Draghi garante que a nota de 500 euros vai permanecer legal e pode, por conseguinte, continuar a ser utilizada como um meio de pagamento e de armazenamento de valor.
"A nota de 500 euros, tal como outras notas do euro, vai sempre ter o seu valor e pode ser trocada nos bancos nacionais da zona euro num período ilimitado de tempo", afirma o BCE.
O BCE assegura ainda que, juntamente com os bancos centrais nacionais da área do euro, "tomará medidas para garantir que as restantes notas estão disponíveis em quantidades suficientes".
