O Bloco de Esquerda manifestou, esta quinta-feira, indignação" pela aprovação em assembleia-geral da venda da PT Portugal à Altice, acusando o Governo de ter sido "cúmplice" da venda de uma das mais importantes empresas portuguesas a um "fundo abutre".
Corpo do artigo
"Ao não querer agir e proteger o país, ao não liderar uma alternativa à venda da PT Portugal, o Estado é cúmplice da entrega da empresa que tem o monopólio das infraestruturas de comunicações, uma empresa que tem centros de investigação, que emprega milhares de trabalhadores a um 'fundo abutre'", afirmou a deputada do BE Mariana Mortágua.
Para a deputada bloquista, "o Estado foi conivente com a entrega de uma das mais importantes empresas portuguesas ao capital estrangeiro, que tem como único objetivo retirar lucro e dividendos da PT Portugal, tal como já fizeram com a PT SGPS no passado, com um futuro incerto para os trabalhadores, um futuro incerto para a economia nacional".
"Nós queremos uma justificação. Porque é que o Estado português escolheu não agir, escolheu olhar para o lado", interrogou-se.
Referindo-se às votações na assembleia-geral, a deputada sublinhou que "apenas 46% dos acionistas votaram, o que dá mais poder de voto àqueles que estavam presentes na assembleia-geral", sendo que só 2% votaram contra, os pequenos acionistas.
"Isto coloca o Novo Banco e o fundo da Segurança Social, ou seja, isto coloca o Estado, do lado dos grandes acionistas que queriam vender a PT Portugal à Altice", afirmou.
Mariana Mortágua qualificou a aprovação da venda como "uma notícia chocante" que merece a "indignação" do BE.
"A fusão entre a Oi e a PT ainda não foi concluída, ainda há quem ponha em causa a fusão entre a PT SGPS e a Oi. Nós já estamos a vender a joia da coroa, o ativo mais importante da PTSGPS e ainda não foi decidida a fusão. Se um dia for revertida, a PT já não volta, a PT foi vendida a um fundo abutre, chamado Altice", sustentou.
"Temos que tirar conclusões políticas sobre esta decisão do Estado", frisou.
Os acionistas da PT SGPS deram hoje luz verde à venda da PT Portugal aos franceses da Altice, com 97,81% de votos favoráveis, avançou fonte oficial da PT SGPS.
Mais de quatro horas depois do início da reunião magna, os acionistas aprovaram a venda da PT Portugal, detida pela brasileira Oi desde o aumento de capital em maio, aos franceses do Altice, depois de meses de peripécias em torno do negócio.
A venda da PT Portugal foi aprovada com 97,81% dos votos favoráveis do Novo Banco, Ongoing, Visabeira e Controlinveste, numa reunião que contou com 44% do capital presente ou representado, mas apenas 34% de capital votante, já que os brasileiros foram impedidos de votar por conflito de interesses.
Os votos contra atingiram apenas os 2,19%.
Na reunião magna estiveram presentes 398 acionistas, totalizando os votos presentes os 548.444.