O Bloco de Esquerda (BE) pretende, nas propostas de alteração da reforma do IRS entregues esta terça-feira na Assembleia da República, a eliminação da sobretaxa, uma "maior justiça" no imposto e que o Fisco possa investigar "qualquer manifestação de riqueza".
O BE entregou hoje no parlamento mais de 30 propostas de alteração à reforma do Imposto sobre o Rendimento de pessoas Singulares (IRS) apresentada pelo Governo, pretendendo tornar o imposto "mais justo".
O deputado do BE Pedro Filipe Soares disse que os bloquistas pretendem "acabar com o abuso do IRS que se prende com existência da sobretaxa" de 3,5% em sede de IRS e fazer com que "quem ganhe tostões pague imposto como ganhando tostões e que quem ganhe milhões seja obrigado a pagar imposto como ganhando milhões, tornando o imposto mais regressivo".
Além disso, o Bloco pretende que a "Autoridade Tributária possa investigar quaisquer manifestações de riqueza que não se prendam com qualquer recebimento do rendimento por parte do contribuinte".
O objetivo é, segundo Pedro Filipe Soares, "combater de frente a corrupção e a fraude e evasão fiscais".
