Se acha que o vegetarianismo e a comercialização de produtos em pele nunca poderão coexistir, este projeto vai mostrar-lhe o contrário. A sua líder tem a sustentabilidade como mote de vida e considera um "golpe de marketing" o uso de peles vegan.
Corpo do artigo
Ana Vasconcelos. É este o nome da mulher que, como a própria descreve, é vegetariana há 20 anos e comercializa peles. Mas mais do que isso, é vice-presidente da APICCAPS, a Associação Portuguesa de Calçado, e CEO da Vasconcelos & Companhia Lda, mais conhecida por Belcinto.
A Belcinto é uma empresa liderada por mulheres, com mais de 60 anos de existência, que fabrica produtos produzidos apenas com peles ou tecidos nobres, com garantia vitalícia. Atualmente, emprega cerca de 80 pessoas e recusa-se a utilizar materiais que tenham petróleo. "Um golpe de marketing", é o que chama ao uso de peles vegan, defendendo que o "uso da pele é muito mais sustentável do que dos novos materiais".
Belcinto convidou ceramista para produzir 90 copos personalizados para cada trabalhador, de modo evitar o uso de copos descartáveis.
A sustentabilidade é o mote desta empresa, que aposta na educação dos trabalhadores para os temas que vê como mais importantes. Para a líder, não basta que o negócio, em si, seja amigo do ambiente: é necessário que as pessoas que nele trabalham também o sejam.
Nesse sentido, convidou um ceramista para fazer 90 copos personalizados com o nome do cada trabalhador, "para o pessoal tomar o seu café", evitando assim o uso de copos descartáveis. Além disso, a empresa aposta na reciclagem e criou tarefas diárias para cada trabalhador ou grupos de trabalhadores, de modo a enraizar os comportamentos sustentáveis.
E como a sustentabilidade é transversal a várias áreas, desde a economia ao ambiente ou à vida em sociedade, Ana Vasconcelos faz ainda parte do projeto Pista Mágica, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) com 15 anos, que se foca em dar formação no âmbito do voluntariado.
Para conhecer a história da Ana Vasconcelos e dos projetos sustentáveis em que está envolvida, veja o vídeo acima.