Na sequência das informações que apontam para a conclusão das discussões técnicas sobre o projeto orçamental português, fontes europeias asseguram que "as discussões não estão concluídas e que não há nenhuma decisão tomada".
Corpo do artigo
"O colégio de comissários teve ontem um debate político sobre o projeto Orçamental português e decidiu que são significativamente necessários mais esforços para que o país consiga preencher a lacuna orçamental" detetada no documento enviado a Bruxelas, que motivou um pedido de esclarecimento ao governo português, enviado por carta, na semana passada.
Este procedimento, que já aconteceu para países como França, Itália ou a Áustria, desencadeou, no caso português, uma série de conversações entre Bruxelas e Lisboa. As mesmas fontes insistem que "as conversações estão em curso".
Na reunião de ontem, "o colégio [de comissários] mandatou o vice-presidente Dombrovskis e comissário Moscovici para continuar as discussões com as autoridades portuguesas para chegar ao objetivo" de fazer com que o governo português tome "medidas adicionais" para preencher a "lacuna orçamental".
Quanto à eventualidade de já haver uma aprovação da parte do comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici em relação ao projeto orçamental, fontes europeias adianta que a Comissão só "tomará a decisão final à luz desses contactos na sexta-feira".