A Comissão Europeia estará a preparar uma segunda ajuda para Portugal, sem a participação do FMI. Citando duas "altas fontes comunitárias", o diário espanhol "El Pais" afirma que esta nova linha de ajuda será "branda" e servirá para evitar "um calvário", quando o país regressar aos mercados em 2014.
Corpo do artigo
Conta o "El Pais" que a Comissão Europeia já estará em negociações com Lisboa para poder ter pronta uma linha de ajuda quando terminar o programa de ajuda externa vigente em Portugal. O jornal adianta ainda que esta ajuda também poderá ser aplicada à Irlanda.
Este cenário será uma forma de prevenir um regresso aos mercados sem êxito em 2014. O diário espanhol, na sua edição online, faz duas leituras desta informação.
Pelo lado positivo, o jornal destaca que este é um sinal de que Bruxelas não deixará cair Portugal e que ajudará o Governo de Pedro Passos Coelho. Na perspetiva "realista", este é um sinal de que o programa português não funciona.
A forma de ajuda ainda não está definida, mas sabe o jornal que as contrapartidas serão mais brandas e espaçadas no tempo do que aquelas definidas atualmente pela troika.
No texto, o jornal lembra que "Portugal é o aluno mais aplicado da troika" e que, "precisamente por isso", continua o "El Pais", "não consegue ver a luz ao fundo do túnel.