Bruxelas saúda apoio da Finlândia e considera "construtivas" as propostas feitas
A Comissão Europeia congratulou-se, quinta-feira, em Bruxelas, com o apoio da Finlândia ao programa de assistência a Portugal e considerou "construtivas" as condições adicionais propostas por Helsínquia que serão discutidas pelos ministros das Finanças europeus no início da próxima semana.
Corpo do artigo
O porta-voz para os Assuntos Económicos e Financeiros classificou a decisão do governo finlandês como sendo "responsável" e que esta "irá contribuir para salvaguardar a estabilidade financeira na Europa e na Finlândia".
Amadeu Altafaj Tardio afirma que Bruxelas vai estudar as propostas feitas de forma "detalhada" para que em seguida sejam discutidas na reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro e da União Europeia que segunda e terça-feira deverão aprovar o resgate a Portugal.
O ministro das Finanças da Finlândia, e futuro primeiro-ministro após a vitória nas últimas eleições, anunciou quarta-feira que o país irá apoiar o programa de apoio a Portugal.
Jyrki Katainen, que lidera as negociações para formar uma coligação governamental, explicou em conferência de imprensa, que foi conseguido um acordo que lhe dá uma maioria significativa para apoiar em Bruxelas um acordo de curto prazo a Portugal.
O futuro primeiro-ministro disse ainda que a Finlândia quer que Portugal venda activos estatais como uma pré-condição para receber apoio financeiro.