Com lançamento simultâneo em toda a Europa, o BYD Dolphin Surf representa a aposta da marca chinesa no cada vez mais povoado segmento dos citadinos, refletindo a necessidade de democratizar os veículos elétricos. Pode ter uma autonomia até 507 quilómetros e custa a partir dos 20.855 euros.
Corpo do artigo
O Dolphin Surf é o décimo modelo da marca a ser lançado em Portugal em apenas dois anos e já ostenta o título de "Carro Urbano Mundial do Ano", atribuído pelo júri do prémios World Car of the Year.
Com dimensões otimizadas para a utilização urbana (3.990 mm de comprimento, 1.720 mm de largura e 1.590 mm de altura), o Surf promete agilidade nas ruas da cidade e facilidade de estacionamento. A utilização da plataforma e-Platform 3.0 da BYD garante um habitáculo espaçoso (lotação apenas dea quatro lugares) e uma capacidade de bagageira comparável a modelos de segmentos superiores.
O novo modelo destaca-se pelo design com um toque desportivo, mas não se fica por aqui e, num breve ensaio aquando da apresentação nacional, pudemos verificar que o Surf tem um comportamento divertido, potenciada pelos 156 cavalos da versão mais vitaminada.
O design interior e os materiais convencem, o equipamento é de bom nível e não falta o tradicional ecrã rotativo que é a imagem de marca da BYD.
Sistema "8 em 1"
Equipado com a e-Platform 3.0 da BYD, o Dolphin SURF integra a Blade Battery, exclusiva da marca, que utiliza fosfato de ferro e lítio (LFP) para maior durabilidade e segurança.
O modelo está disponível em duas versões de bateria: 30 kWh (Active) e 43,2 kWh (Boost e Comfort), oferecendo autonomias combinadas WLTP de até 322 km e autonomias urbanas de até 507 km.
No coração do veículo encontra-se o primeiro sistema de propulsão elétrica "8 em 1" produzido em série no mundo, que combina o motor de tração, o redutor, o carregador, o conversor DC, a caixa de distribuição de energia de alta tensão, o controlador de gestão da bateria, a unidade de controlo do veículo e o controlador do motor num único módulo. Isto maximiza a utilização do espaço e melhora a eficiência, ambos fatores particularmente importantes num veículo urbano compacto.
As opções de motor variam de 65 kW (88 cavalos, na versão Active) a 115 kW (156 cavalos, na versão Comfort), proporcionando acelerações dos 0-100 km/h entre 11,1 e 9,1 segundos.
O carregamento DC de 65 kW (Active) e 85 kW (Boost e Comfort) permite ir de 10% a 80% da carga em apenas 30 minutos. O carregamento trifásico AC de 11 kW é padrão em toda a gama.
Interior funcional
Com uma distância entre eixos de 2.500 mm, o BYD Dolphin Surf oferece espaço interior generoso para quatro ocupantes.
O habitáculo combina design moderno com funcionalidade, destacando-se o ecrã tátil rotativo de 10,1 polegadas com a mais recente interface de utilizador da BYD, Apple CarPlay e Android Auto, e comando de voz intuitivo "Hi BYD".
Funções como a abertura por NFC e o controlo da temperatura via smartphone reforçam a conectividade e a tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), que permite alimentar dispositivos externos, oferece flexibilidade.
A segurança aposta numa carroçaria em aço de alta resistência e a Blade Battery a cumprir rigorosos testes. O habitáculo dispõe de múltiplos airbags, e todas as versões incluem diversos Sistemas Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) de série, como o controlo de velocidade de cruzeiro inteligente, travagem automática de emergência ou a assistência à saída da faixa de rodagem.
O Surf será lançado em Portugal nas versões Active (30 kWh), a custar 20.885 euros, Boost (43,2 kWh), que tem o preço de 24.990 euros e a mais equipada Comfort (43,2 kWh), que custa 27.990 euros.
Estará disponível em quatro cores exteriores (Lime Green, Polar Night Black, Apricity White e Ice Blue) com interior Black and Grey. As primeiras unidades deverão ser entregues aos clientes este mês de junho.
Todas as versões incluem garantia geral de seis anos e de oito anos para a bateria e o motor elétrico.