A BYD chegou a Portugal há menos de dois anos e já tem no seu portefólio nove modelos. O mais recente, o ATTO 2, um SUV elétrico compacto, anuncia uma autonomia elétrica até 463 quilómetros em ciclo urbano, muito equipamento e um espaço interior invulgar para o segmento B, onde se insere.
Corpo do artigo
Com o Atto 2 a BYD pretende oferecer um veículo com uma posição de condução alta, tão ao gosto do mercado, mas com as dimensões adequadas ao dia a dia na cidade. E foi no caótico trânsito de Lisboa que o conduzimos num contacto que, mesmo tendo sido breve, permitiu perceber a razão do sucesso da marca.
Com um design exterior muito acertado, destaque, para a dianteira, com faróis full-LED integrados e luzes diurnas finas, uma grelha com acabamento brilhante e um para-choques com ângulos acentuados.
Na lateral, uma linha de tejadilho "flutuante" e jantes de liga leve de 17 polegadas acentuam o dinamismo, completado com um spoiler de tejadilho, uma barra de luz a toda a largura e um para-choques convexo.
O interior tem linhas sóbrias, (tirando um ou outro pormenor de gosto discutível, como o seletor da caixa com aspeto de diamante lapidado), utiliza materiais de qualidade, montados de forma robusta. Ao centro, o monitor tátil rotativo, já uma imagem de marca da BYD, rápido a responder ao toque.
Para as funcionalidades mais utilizadas, como o ar condicionado ou os modos de condução, a marca chinesa optou, e bem, por teclas de atalho na consola central.
O bem-estar a bordo é conseguido, ainda, por um bom isolamento acústico e espaço, muito espaço, ao nível do segmento acima, que pode fazer do Atto 2 uma boa opção como único carro da família.
Em andamento, percebe-se, rapidamente, que este não um elétrico explosivo, como outras propostas do mercado. Tem a potência necessária para ser um carro rápido, sim, mas sem cair no exagero de nos colar as costas ao banco a cada aceleração nos semáforos. Uma característica com que convivemos bem.
O painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas e o ecrã de infoentretenimento de até 12,8 polegadas (na versão Boost) oferecem acesso a todas as informações e funcionalidades do veículo.
O sistema inclui conetividade sem fios para Android Auto e Apple CarPlay e os passageiros têm portas USB, uma Tipo C de 60W e uma porta Tipo A de 7,5W à frente, e mais duas tomadas USB na traseira.
A versão Boost, a mais equipada, do BYD ATTO 2 também inclui uma base de carregamento sem fios de 15 W na consola central.
O sistema de controlo por voz "Olá BYD" permite controlar diversas funções, como o ar condicionado, os vidros elétricos e o sistema de navegação.
Com dimensões de 4,31 metros de comprimento, 1,83 de largura e 1,67 mm de altura, o ATTO 2 facilita a condução e o estacionamento em ambientes urbanos. No entanto, a distância entre eixos de 2.620 mm garante um interior espaçoso para cinco passageiros, com espaço generoso para as pernas e a cabeça.
A bagageira oferece 400 litros de capacidade, que pode cjegar aos 1.340 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Bateria Blade e e-Platform 3.0
O ATTO 2 está equipado com a bateria Blade de 45,12 kWh, que utiliza a tecnologia Cell-to-Body (CTB) para integrar a bateria no chassi, aumentando a segurança e a rigidez estrutural.
A BYD Blade Battery foi concebida para proporcionar segurança e durabilidade, usando uma tecnologia eficiente em termos de espaço, com as células instaladas diretamente, em vez de serem colocadas em vários módulos.
Esta forma de construção permite que mais células sejam comprimidas na mesma área,do que com uma construção de bateria convencional. Além disso, a Blade Battery utiliza fosfato de ferro-lítio (LFP) como material catódico, que tem níveis mais elevados de segurança, sendo também 100% isento de cobalto.
Por seu lado, a plataforma e-Platform 3.0 da BYD oferece benefícios em termos de espaço e agilidade, garantindo, diz a marca, "uma experiência de condução dinâmica".
A autonomia WLTP é de 312 quilómetros em ciclo combinado e 463 em ciclo urbano e o sistema de carregamento rápido de 65 kW DC permite carregar a bateria de 10% a 80% em apenas 37 minutos.
Equipamento e versões
O BYD ATTO 2 está disponível nas versões Active e Boost. que incluem, de série, jantes de liga leve de 17 polegadas, faróis, luzes traseiras e luzes diurnas em LED e estofos em pele vegan.
Destaque para a funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load), presente em cada vez mais veículos elétricos, que permite carregar um dispositivo externo como, por exemplo, um portátil, e para a bomba de calor.
A versão Boost acrescenta os bancos dianteiros e volante aquecidos, a iluminação ambiente, sistema de som com oito altifalantes, câmara 360 graus e sensores de estacionamento dianteiros.
Um conjunto completo de sistemas de segurança e assistência ao condutor, incluindo airbags frontais, laterais e de cortina, controlo de tração, controlo de estabilidade, travagem automática de emergência, assistente de manutenção na faixa, deteção de ângulo morto, entre outros, complementam o equipamento de série do Atto2
Os preços arrancam nos 31.490 euros para a versão Active e 32.990€ para a versão Boost. Até final de março, estará disponível uma campanha de lançamento com preços a partir de 29.990 euros, com condições especiais de financiamento.

