Os CTT - Correios de Portugal dizem que a greve dos carteiros, que começa hoje, segunda-feira, deverá ter um "impacto marginal no serviço aos clientes", uma vez que abrange 35 dos 356 centros de distribuição postal.
Corpo do artigo
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) convocou uma greve que deverá afectar diferentes centros de distribuição postal entre segunda feira e o dia 07 de Maio.
Numa nota enviada à imprensa, os CTT dizem tratar-se de greves de "natureza local", que deixam de foram "90 por cento dos centros de distribuição dos Correios". A empresa salienta ainda que os pré-avisos foram emitidos por um dos 14 sindicatos representados. De acordo com o comunicado, os 35 centros de distribuição que serão afectados pelas greves "estão espalhados um pouco por todo o país e, somados, representam 14,8 por cento do tráfego postal. Este facto, associado à natureza local das greves, permitem-nos prever que a generalidade da população não sentirá qualquer efeito". A prioridade será dada ao correio urgente e à entrega de correio social, nomeadamente vales de pensões de reforma e encomendas de medicamentos.
A greve, segundo os sindicatos, visa contestar a alteração dos horários, que terá como consequência a diminuição da remuneração mensal. Os CTT afirmam, por sua vez, que a "alteração do horário de início do trabalho foi motivada pela mecanização do tratamento de correio, que permite que o correio chegue já organizado e sequenciado para entrega aos carteiros".
