Dados divulgados pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais, dão conta de uma quebra de 6% no índice de vendas em grandes superfícies em 2012 e uma queda de 4,8% no número de visitantes. No entanto, os números verificados são mais favoráveis que os contabilizados em 2011.
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As vendas nos centros comerciais em Portugal recuaram 6% no ano passado, face a igual período de 2011, de acordo com os dados divulgados, esta quarta-feira, pela Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC).
Em igual período, o número de visitantes dos centros comerciais recuaram 4,8%, atenuando a quebra registada um ano antes, que foi de 5,7%.
A APCC divulgou pela primeira vez os índices de tráfego (visitantes) e de vendas nos centros comerciais, tendo 84% dos associados da APCC respondido ao inquérito. "Houve um paralelismo" em termos de evolução do tráfego e de vendas, já que ambos os índices registaram a primeira quebra trimestral nos últimos três meses de 2009, disse o presidente da associação, Sampaio de Mattos.
Em 2010, o número de visitantes de centros comerciais cresceu 0,7% e as vendas subiram 1,6%, face ao ano anterior. Em 2011, as vendas caíram 11% e os visitantes recuaram 5,7%.
No ano passado, "as quebras foram bastante menores", com as vendas a recuaram 6% e os visitantes a diminuírem 4,8%, "o que demonstra que há uma tendência positiva na evolução", considerou Sampaio de Mattos. "Estamos a caminhar para que este ano [as quebras] sejam menores e em 2014 seja possível invertê-las", adiantou.
O responsável disse ainda que a venda média nos centros comerciais por pessoa em 2012 foi superior a 2011, o que poderá ter sido impulsionado pelas "promoções e várias iniciativas" dos espaços comerciais.
Para Sampaio de Mattos, 2014 deverá ser o ano em que as vendas entram "em terreno positivo ou a começar a crescer", enquanto "2013 é para recuperar das perdas".
Segundo o presidente da associação, "estão criadas as condições no mercado global português e internacional para que as coisas comecem a melhorar no final deste ano".
Questionado sobre qual a razão porque o retalho nacional caiu 11% até novembro de 2012, enquanto as vendas nos centros comerciais recuaram 6% no ano passado, Sampaio de Mattos foi perentório: "O comércio nos centros comerciais é melhor".
Os centros comerciais em Portugal contam com cerca de nove mil lojas, responsáveis por 100 mil postos de trabalho diretos e mais de 200 mil indiretos.
No ano passado, o volume total de faturação do setor, excluindo supermercados e hipermercados, foi superior a cinco mil milhões de euros.
A APCC conta 55 empresas associadas e 69 centros comerciais, 23 galerias comerciais ancoradas em hiper ou supermercados e 16 retail parks e factory outlet.
