A DS Automobiles vai incluir o ChatGPT de série nos seus modelos equipados com o DS Iris System já a partir de março, tornando-se o primeiro fabricante de automóveis do mundo a fazê-lo. Portugal faz parte dos primeiro países a ter acesso ao sistema.
Corpo do artigo
A fase-piloto de implementação do serviço ChatGPT no sistema DS Iris System foi lançada em outubro de 2023 e tornou possível usufruir de inteligência artificial generativa associada ao reconhecimento de voz DS.
Todos os modelos DS 3, DS 4, DS 7 e DS 9 entregues a partir de março integrarão esta funcionalidade em 18 países e em 13 línguas, nos países já abrangidos pelo reconhecimento de voz de série, que são a Alemanha, Áustria, Bélgica (francês, neerlandês e alemão), Dinamarca, Espanha , França Continental, Guadalupe, Martinica e Reunião, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo (francês e alemão), Noruega, Países Baixos (neerlandês), Polónia, Portugal, República Checa, Reino Unido, Suécia e Suíça (francês, alemão e italiano).
Segundo a DS, marca do Grupo Stellantis, os utilizadores poderão interagir com o reconhecimento de voz do DS Iris System, "o qual se torna um verdadeiro companheiro de viagem interativo, sendo possível colocar-lhe todo o tipo de perguntas, como, por exemplo: "O que é que posso visitar na região?"; "O que me aconselha a fazer neste castelo se tiver duas horas e estiver com o meu filho de 10 anos?" ou "Conta-me uma história com esta pessoa, neste lugar".
"Para uma melhor experiência de viagem, a função ChatGPT faz parte da oferta do Pack Connect Plus, o qual já inclui também a navegação conectada, o Remote Control e o E-Remote Control, o alarme conectado, o Send2Nav e ainda o EV Trip Planner ou o e-Routes (consoante o modelo). Este pack é proposto de série em todos os modelos DS Automobiles durante três anos", refere o fabricante.