O chefe do fundo de resgate da zona euro, Klaus Regling, visitará a China ainda esta semana, numa altura em que os lideres europeus tentam resolver a crise da divida soberana, anunciou hoje a União Europeia.
Corpo do artigo
Klaud Regling, chefe-executivo do Fundo de Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), estará em Pequim na próxima sexta-feira, diz um comunicado da delegação da União Europeia na China.
Criado para "assegurar a estabilidade financeira na zona euro", o FEEF "está no centro da resolução da crise", salienta o comunicado.
Um jornal oficial chinês disse hoje que a China e outras economias emergentes estavam dispostas a ajudar os países da zona euro através do Fundo Monetário Internacional (FMI).
"A China apoia os esforços da UE para enfrentar a crise da dívida soberana e espera que a UE tome medidas palpáveis para restaurar a confiança dos mercados", disse na quarta-feira o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Yang Jiechi, num encontro em Pequim com a Alta Representante da U E para a Politica Externa e de Segurança, Catherine Ashton.
A União Europeia é o maior parceiro comercial da China.
Os líderes da UE e da China deviam ter-se reunido na passada terça-feira, em Tianjin, mas a cimeira foi adiada devido à apertada agenda dos chefes de governo dos 27.