A China produziu, no ano passado, 403,05 toneladas de ouro, um máximo histórico que ratifica o país como o maior produtor mundial deste metal precioso, título que mantém há seis anos.
Corpo do artigo
De acordo com a Associação de Ouro da China, a produção aumentou 11,6% face a 2011, um crescimento atribuído às políticas governamentais, as quais terão favorecido a indústria nos últimos anos.
As dez principais produtoras do país, situadas nas províncias centrais de Shandong, Henan e Jiangxi, foram responsáveis por 82,7% da produção total registada em 2012.
Em 2007, o gigante asiático superou a África do Sul como o principal produtor do ouro do mundo.
Contudo, esta quantidade não é suficiente para responder à procura pelo ouro na China, a qual tem crescido consideravelmente nos últimos anos.
Em 2011, os chineses compraram até 761,05 toneladas de ouro, tornando-se no segundo consumidor mundial do metal, a seguir à Índia.
Devido ao crescimento da classe média no país, os especialistas preveem que, a breve trecho, a China se torne também no maior consumidor de ouro, cuja compra do metal é impulsionada, em parte, pelo desejo dos cidadãos de adquirirem lingotes para proteger o valor do seu dinheiro, face à crescente inflação na Ásia e à volatilidade da economia global.