A Citroën reforça a sua aposta na democratização da mobilidade elétrica com o lançamento do novo C3 Aircross, um B-SUV que usa a plataforma "Smart Car" para criar um veículo que combina espaço e preços competitivos. Está disponível em versões 100% elétrica, híbrida, com motor a gasolina, cinco e sete lugares.
Corpo do artigo
O novo modelo apresenta um visual robusto, com destaque para a dianteira imponente e as linhas musculosas. Com 4,39 metros de comprimento (38 cm mais comprido que o C3), oferece um interior espaçoso, com destaque para a versão de sete lugares, inédita no segmento, apenas disponível nas versões com motores térmicos, e que custa mais 700 euros que a de cinco lugares.
A Citroën garante que o espaço para as pernas na segunda fila é o melhor da categoria, e a bagageira oferece 460 litros na versão de 5 lugares.
O grande destaque deste SUV é o preço, melhor dizendo, os preços, que vão ser uma grande dor de cabeça para a concorrência.
A versão com motor a gasolina (100 cavalos) é proposta por 19 920 euros, a híbrida, com 136 cavalos, custa 24 890 e a 100% tem um preço de 26 490 euros.
Analisando esta última, que ensaiamos em Barcelona, importa realçar o espaço interior, adequado às pretensões familiares do modelo e, acima de tido, o conforto proporcionado pelos bancos e suspensões Citroën Advanced Comfort®.
No interior impera a simplicidade, a boa ergonomia, a par de plásticos duros, a que uma sólida montagem augura um passar dos anos sem grandes sobressaltos. O bem-estar a bordo é sublimado pelos bancos com tecidos produzidos a partir de materiais reciclados.
Em estrada, os 113 cavalos cumprem, sem nunca chegarem a entusiasmar e, por vezes, damos por nós nos semáforos à espera da aceleração típica dos elétricos e o ë-C3 sem se mover.
Questão de hábito, que este é um citadino por excelência, com uma autonomia anunciada de mais de 300 quilómetros (ainda este ano deve chegar a versão com mais de 400 km).
Q versão elétrica é alimentada por um motor de 113 cv, associado a uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 44 kWh e tem uma velocidade máxima de 145 km/h.
O carregamento standard em corrente alternada de 20% a 80% da bateria demora cerca de 4 horas e 10 minutos, utilizando 7 kW de potência. O carregamento normal em corrente alternada de 20% a 80% da bateria demora cerca de 2 horas e 50 minutos, utilizando 11 kW de potência.
O carregamento rápido também está disponível com carregadores DC de 100 kW, levando 26 minutos para ir de 20% a 80% da carga.
Também a gasolina
O C3 Aircross está disponível com uma nova motorização híbrida de 48V e 136 cavalos, equipada com uma caixa de velocidades automática e-DCT.
Com uma cilindrada de 1.199 cm3, este motor de três cilindros tem um turbocompressor de geometria variável e uma corrente de distribuição que contribui para a sua robustez.
O motor de ciclo Miller é combinado com uma transmissão automática de dupla embraiagem eletrificada e-DCT que incorpora um motor elétrico de 15,6 kW/21 cv alimentado por uma bateria de iões de lítio de 48 V alojada sob o piso.
Paralelamente a esta motorização eletrificada, a Citroën propõe uma motorização turbo a gasolina de 100 cv, associado a uma caixa manual de 6 velocidades, que cumpre as normas Euro7.
A versão de entrada de gama, a You, inclui a Smartphone Station, que integra um suporte para smartphone. O condutor pode então lançar automaticamente a aplicação dedicadam utilizando a tecnologia sem fios NFC.
Graças à Smartphone Station, o condutor pode aceder a atalhos para serviços no seu smartphone, controlados por reconhecimento de voz. Pode também aceder ao rádio, às listas de reprodução e à navegação.
A versão Plus inclui um ecrã de infoentretenimento a cores de 10,25 polegadas, ligeiramente orientado para o condutor. Utiliza uma arquitetura de widgets inspirada nos smartphones.
Os atalhos virtuais permitem aceder às principais funções de telefone, rádio, aplicações e multimédia. Uma função WiFi sem fios permite o espelhamento do smartphone e a compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.
A Max adiciona a função de navegação e o carregamento wireless de 15 W integrado num espaço de arrumação dedicado na consola central.
Segurança
O C3 Aircross dispõe de diversos sistemas de segurança, de que destacaremos a travagem de emergência ativa,que funciona de dia e de noite, desde uma velocidade de 5 km/h e até uma velocidade máxima de 135 km/h e o alerta ativo de transposição involuntária de faixa de rodagem.
Tem, ainda, alerta ao condutor, que deteta oscilações no veículo , antecipando a sonolência do condutor. Uma vez detetadas, emite um aviso visual e sonoro. Se a situação persistir, o sistema emite um aviso sonoro mais longo e mantém o aviso visual durante 10 segundos.
Por seu lado, o reconhecimento dos sinais de velocidade, lê os sinais e apresenta a velocidade no campo de visão do condutor, no ecrã HUD situado na base do para-brisas.
O sistema utiliza igualmente os dados relativos aos limites de velocidade contidos no sistema de navegação. Os avisos sonoros podem ser ativados ou desativados através do painel de instrumentos.
Está ainda, disponível o sistema de deteção do ângulo morto, ativo a partir de 30 km/h, que utiliza um pictograma iluminado nos espelhos retrovisores para indicar a presença de um veículo no ângulo morto.