A Citroën (Grupo Stellantis) prepara-se para abalar a concorrência no segmento dos utilitários. Os novos C3 (em versão 100% elétrica e, para já, a gasolina) chegam ao mercado português ainda este verão e com preços muito apelativos: 23.330 e 14.990 euros, respetivamente.
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A marca francesa consegue com o seu modelo mais popular, oferecer mais por menos, e sem fazer concessões nem à qualidade dos materiais, nem ao conforto. E anuncia, para o próximo ano, uma versão elétrica a 19.900 euros com 200 quilómetros de autonomia (contra 320 da que agora foi apresentada).
Na apresentação europeia, na Áustria, em que os jornalistas tinham à disposição modelos ainda de pré-serie, sem algumas funcionalidades ativas começamos por conduzir o ë-C3 num trajeto com cerca de 200 quilómetros, quase todo ele em estradas nacionais e com pouco trânsito. Ou seja, um terreno pouco favorável a um citadino.
E, mesmo assim, o ë-C3 surpreendeu. Apreciamos os bancos Citroën Advanced Comfort® (de série na versão Max), que estão ao nível de muitos modelos de segmentos bem acima, o painel de bordo "C-Zen Lounge", em que as principais informações surgem no tablier numa posição elevada.
E, mesmo para modelos de pré-série, a qualidade de montagem pareceu-nos robusta.
A suspensão Citroën Advanced Comfort®, com duplo batente hidráulico progressivo, de série em todas as versões asseguram aos ocupantes um conforto insuspeito, garantindo, mesmo assim, um comportamento seguro.
A potência de 113 cavalos, garantida por uma bateria de 44 kWh, afigura-se adequada ao modelo. Viajávamos três jornalistas a bordo e nem nas ultrapassagens (que não foram muitas, diga-se em abono da verdade) sentimos que o carro estivesse submotorizado.
A velocidade máxima está limitada aos 135 km/h, permitindo preservar a autonomia, mas revelando-se algo "curta" em auto-estrada ou mesmo numa via rápida. A passagem dos 0 aos 100 km/h faz-e em 10,4 segundos mas, mais importante, a aceleração dos 80 aos 120 km/h demora apenas 7 segundos.
O ë-C3 aceita cargas rápidas em carregador DC de 100 kW e demora a carregar, de 20% a 80% da sua capacidade, em 26 minutos, período que é de 4 horas e 10 minutos quando usada uma wallbox de 7 kW de potência. O cabo de carregamento modo 3 (Wallbox), com 7 kW e seis metros de comprimento é de série nas duas versões.
Está disponível em opção um carregador de bordo de 11 kW (trifásico), por um PVP de 400 euros (IVA incluído).
Uma nota para o volante, de forma estranhamente retangular a exigir um período de adaptação (e mesmo assim..) e a ausência de pegas superiores para os passageiros.
Passamos, depois, para a versão com motor turbo a gasolina e caixa manual de seis velocidades. O 1.2 PureTech (agora com distribuição por corrente) é muito suave e o correto escalonamento da caixa de velocidades permite-lhe uma boa vivacidade, ainda mais que no modelo elétrico, por via de um peso inferior (1 151 quilos, contra 1410, da versão elétrica).
Note-se que preço a que é proposta a versão a gasolina de entrada de gama poderá fazer hesitar alguns compradores, pois é 8.340 euros mais barata que a equivalente elétrica.
No próximo ano chegarão os C3 híbrido e elétrico de 200 quilómetros de autonomia, sabendo-se que este custará 19.900 euros.
O C3 hibrido tem uma bateria de iões de lítio de 48V, que se recarrega durante certas fases da condução, um motor a gasolina de 3 cilindros de 100 cv (75 kW), concebido para se adaptar a este novo sistema híbrido e acoplado à nova caixa de velocidades eletrificada de dupla embraiagem ë-DCS6 que integra um motor elétrico ë-Motor de 21 kW, produzido em França. Terá a mesma potência e binário que a versão a gasolina.
Versões
Há apenas duas versões do C3 - a You e a Max -, disponíveis em seis oito cores, respetivamente. Mede 4,01 metros de comprimento (19 mm mais comprido do que a geração que substitui), tem 1,57 metros de altura (excluindo as barras de tejadilho), 1,75 de largura (retrovisores rebatidos) e 197 mm de altura ao solo. A capacidade da bagageira é de 310 litros.
A You dispõe uma estação para smartphone, sistema, através do “My Citroën Play”, permite conectar esses dispositivos ao veículo e tirar partido das suas funções, como a aplicação e-ROUTES com Connect Plus (planeador de viagem inteligente), e de uma tomada USB tipo C no painel (carregamento rápido 3A).
Dispõe de sistema de travagem de emergência Active Safety Brake, programador de velocidade com limitador, assistência ao arranque em subida, alerta de saída de faixa ativo, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta da atenção do condutor, alerta de risco de colisão e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).
Mesmo a versão You conta com ar condicionado (manual), vidros elétricos à frente e dos retrovisores exteriores, estofos em tecido preto e cinza Chinée, banco traseiro rebatível em monobloco e travão de estacionamento elétrico, faróis LED (com acendimento automático dos médios), luzes diurnas LED, em jantes de aço de 16" com embelezadores Pyrite e spoiler traseiro.
A Max complementa-se com os bancos Citroën Advanced Comfort®, em estofos cinza Metropolitan, volante forrado, vidros elétricos à frente e atrás e ar condicionado automático.
Oferece um sistema de navegação 3D, em ecrã táctil central de 10,25", carregamento de smartphone sem fios, Apple CarPlay e Android Auto, câmara de marcha-atrás e três entradas USB Tipo C, uma no tablier e duas para os passageiros traseiros , que viajam num banco rebatível nas proporções 2/3-1/3.
Tem jantes de liga leve de 17" Atacamite com acabamento adiamantado, barras de tejadilho em preto brilhante, vidros traseiros escurecidos, faróis automáticos inteligentes e luzes traseiras LED 3D e sensores traseiros de estacionamento.
Os preços das versões You e Max a gasolina são de, respetivamente, 14.900 e 19.200 euros e, no ë-C3, de 23.300 e 27.800 euros.