O novo Citroën ë-C3 chega a Portugal em junho e o objetivo é tornar acessíveis os veículos elétricos. Com uma autonomia de 320 quilómetros, o preço começa nos 23.300 euros, sem que isso implique um veículo espartano. Em 2025 está prevista uma versão com menos autonomia e mais barata.
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A Citroën ë-C3 pretendeu resolver uma difícil equação na indústria automóvel, que é a acessibilidade elétrica sem comprometer o conforto, o equipamento ou a qualidade de materiais e de construção. E, pelo caminho, estreia novos logótipo e linguagem estética da marca, que foram recentemente apresentados em Lisboa.
"É uma solução inovadora e pioneira no segmento B, que mantém o ADN da Citroën e responde ao desafio de tornar a mobilidade elétrica acessível a todos. É o grande lançamento deste ano e, desde o início de fevereiro, já temos 38 encomendas, com uma grande percentagem de particulares", referiu Jorge Magalhães, diretor de Comunicação do grupo Stellantis em Portugal.
A marca assinala que o ë-C3 "é o primeiro veículo 100% elétrico do segmento B a ser proposto na região por um construtor europeu a este nível de preço, tendo sido concebido na Europa, no estúdio da Citroën sito nas instalações da Stellantis Automotive Design Network, em Velizy-Villacoublay, nos arredores de Paris. Será fabricado na Europa nas instalações fabris Stellantis em Trnava, na Eslováquia".
Equipamento
Utilizando uma bateria de 44 kWh de fosfato de ferro-lítio (LFP), e com 113 cavalos, o ë-C3 é proposto em apenas duas versões - a You e a Max - ambas equipadas com a suspensão Citroën Advanced Comfort, que tão boas provas tem dados noutros veículos da marca. Acelera dos 0 aos 100 km/h em cerca de 11 segundos e tem uma velocidade máxima (provisória) de 135 km/h.
Nos sistemas de apoio à condução incluem-se a Active Safety Brake (travagem de emergência) , o programador de velocidade com limitador, assistência ao arranque em subida, alerta de saída de faixa ativo, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta da atenção do condutor, alerta de risco de colisão e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).
A versão de entrada (em que o display central de 10" é proposto em opção) tem ar condicionado, regulação elétrica dos vidros da frente e dos retrovisores exteriores, estofos em tecido preto e cinza Chinée, banco traseiro rebatível em monobloco, travão de estacionamento elétrico, faróis LED (com acendimento automático dos médios), luzes diurnas LED, em jantes de aço de 16" com embelezadores Pyrite (pneus A+ 205/55 R16) e spoiler traseiro.
A Max acrescenta os bancos Citroën Advanced Comfort, em estofos cinza Metropolitan, volante forrado, vidros elétricos à frente e atrás e o sistema de ar condicionado automático. Tem um sistema de navegação 3D, em ecrã táctil central de 10,25", carregamento de smartphone sem fios, Apple CarPlay e Android Auto, câmara de marcha-atrás e três entradas USB Tipo C, uma no tablier e duas para os passageiros traseiros (carregamento rápido 3A), que viajam num banco traseiro 2/3-1/3.
No exterior destacam-se as jantes de liga leve de 17" Atacamite com acabamento adiamantado (pneus A+ 205/50 R17), as barras de tejadilho em preto brilhante, os vidros traseiros escurecidos, os faróis automáticos inteligentes e as luzes traseiras LED 3D, num modelo que conta, também, como retrovisores exteriores aquecidos e rebatíveis eletricamente e sensores traseiros de estacionamento.
Está disponível em seis cores: Azul Monte Carlo, de série em ambas as versões; o Branco Banquise (sólido); Cinzento Mercure; Azul Bright; Preto Perla Nera; e Vermelho Elixir (metalizados).
O tejadilho será da cor da carroçaria nas versões You e bi-tom (em branco ou preto) nos ë-C3 Max.
Carregamento
O modelo tem um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW, e admite cargas rápidas em carregador DC de 100 kW (estação de carregamento pública). Nesse caso, a passagem de 20% a 80% da sua capacidade faz-se em apenas 26 minutos, ou em 4 horas e 10 minutos se usada uma "wallbox" de 7 kW de potência.
O cabo de carregamento modo 3 (Wallbox), com 7 kW e seis metros de comprimento é de série em ambas as versões. Para ambas as versões está disponível em opção um carregador de bordo de 11 kW (trifásico), por 400 euros.
Produzido na Europa, o novo ë-C3 está disponível a partir de 23 300 euros na sua versão de entrada (despesas de transporte e legalização não incluídas), podendo, também, ser adquirido através do programa de financiamento Simple Drive da Citroën, sendo proposto com uma renda de 139 euros / mês (entrada de 7.700 euros para um prazo de 36 meses e 30 mil quilómetros e uma prestação final de 15.142,86 euros.
A topo de gama é vendida a partir dos 27 800 euros ou então por uma mensalidade de 189 euros (entrada de 8.250euro, prazo de 36 meses e 30 mil quilómetros e prestação final de 18.040,86 euros.
Interior
A marca qualifica o interior do ë-C3 como "C-Zen Lounge", inovador, espaçoso e bem equipado com um painel horizontal que se estende graficamente ao longo de todo o veículo, ladeado pelas saídas de ar verticais, características da Citroën.
O painel está dividido em dois níveis distintos, com os elementos técnicos por cima e uma secção acolhedora em tecido por baixo. No nível superior, destaca-se a ausência do cluster de instrumentos.
O novo ë-C3 utiliza, pela primeira vez, um novo Citroën Head-Up Display, que reflete as informações do veículo numa secção preta brilhante entre a parte superior do painel e a parte inferior do para-brisas.
"Esta solução inteligente garante a não duplicação de informação, como tradicionalmente aconteceria entre um sistema Head-Up Display e o cluster de instrumentos, e assegura que os condutores podem aceder facilmente a todas as informações essenciais de que necessitam, sem ter de tirar os olhos da estrada", refere a Citroën.
O novo volante multifunções é mais pequeno e mais fácil de manusear, sendo ajustável em termos de alcance e inclinação, o que ajuda a garantir que o Citroën Head-up Display não fica obstruído quando está a funcionar.
No centro do painel está um ecrã de infoentretenimento a cores, de 10,25 polegadas, ligeiramente inclinado para o condutor, enquanto o "My Citroën Play com Smartphone Station", com uma App dedicada, é oferecido como equipamento de série aos proprietários da versão YOU, permitindo-lhes aceder a música, rádio, chamadas e navegação através do seu próprio dispositivo, que é ancorado num suporte específico.
Proximamente vão chegar as versões com motores térmicos e, no próximo ano, uma versão elétrica mais barata - 19.900 euros - e com autonomia de 200 quilómetros.