A Citroën acaba de apresentar um dos automóveis elétricos mais baratos do mercado. O ë-C3, com uma autonomia até 320 quilómetros, custa a partir dos 23 300 euros chegará às concessões a partir do segundo trimestre de 2024. Um ano depois deverá chegar uma versão abaixo dos 20 mil euros.
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O 100% elétrico ë-C3 encabeça a quarta geração do automóvel mais popular da Citroën, o C3, modelo de que já se venderam mais de 5,6 milhões de unidades desde o lançamento da sua primeira geração, em 2002. OE mantém-se como modelo mais popular da marca, representando 29% do volume de vendas da Citroën na Europa.
Utilizando a plataforma nativa para propostas BEV (veículos elétricos alimentados a bateria) da Stellantis, utiliza baterias LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) de 44 kWh, proporcionando uma autonomia máxima de 320 km WLTP, com uma capacidade de carregamento rápido de 100 kW DC, permitindo recarregar de 20 a 80% da sua capacidade em 26 minutos.
O carregamento normal em corrente alternada (AC), de 20% a 80%, demora cerca de 4,10 horas utilizando uma potência de 7 kW, ou 2,50h se estiverem disponíveis 11 kW. O cabo Modo 3 é de série, sendo compatível com uma Wallbox monofásica de 7,4 kW, bem como com uma trifásica de 11 kWv.
Com um motor de 83 kW (113 CV) e uma transmissão totalmente automática, o ë-C3 acelera dos 0 aos 100 km/h em cerca de 11 segundos e atinge uma velocidade máxima (ainda provisória) de 135 km/h, potência e desempenho que a marca considera "mais do que suficientes para lidar com as situações de trânsito do quotidiano, particularmente em ambientes urbanos e suburbanos".
Pela primeira vez na história do C3, a Citroën instala as exclusivas Suspensões Citroën Advanced Comfort® como equipamento de série em todas as versões. Os Batentes Hidráulicos Progressivos®, que asseguram uma sensação única de conforto, permitiram aos engenheiros uma maior liberdade para afinar a suspensão do novo ë C3, dando a impressão de que o automóvel desliza quando circula sobre pisos irregulares, a exemplo do que acontece com o CX-5.
São utilizados dois batentes em cada canto do veículo, em conjunto com o amortecedor e a mola -, em vez de batentes mecânicos - um para compressão e outro para descompressão (ou ressalto).
Zen Lounge
O ë-C3 apresenta um interior denominado C Zen Lounge, sem cluster de instrumentos, no qual "condutor e passageiro da frente são brindados com uma visão limpa e desimpedida para a frente, como se olhassem através de um amplo arco, graças ao grande pára-brisas e ao painel horizontal que se estende graficamente ao longo de todo o veículo, ladeado pelas saídas de ar verticais".
É utilizado, pela primeira vez, um novo Head-Up Display que reflete as informações do veículo numa secção preta brilhante entre a parte superior do painel e a parte inferior do pára-brisas.
O volante multifunções é mais pequeno, sendo ajustável em termos de alcance e inclinação, o que ajuda a garantir que o Citroën Head-up Display não fica obstruído quando está a funcionar.
No centro do painel flutua um ecrã de infotainment a cores, de 10,25 polegadas, ligeiramente inclinado para o condutor e o "My Citroën Play com Smartphone Station", com uma App dedicada, é oferecido como equipamento de série aos proprietários da versão YOU.
Segurança
Em termos de segurança, poucos dispositivos estarão em falta, com o ë-C3 a dispor de Active Safety Brake (Sistema de Travagem Ativa), que funciona entre os 5 e os 135 km/h, de dia e de noite, Active Lane Departure Warning System (Alerta Ativo de transposição involuntária de faixa), ou o Driver Attention Alert (Alerta de Atenção ao Condutor).
Somam-se-lhe o Speed Limit Recognition (Reconhecimento de Limites de Velocidade), que lê os sinais de limite de velocidade e apresenta-os no "Head-up Display Citroën" , o travão de estacionamento elétrico, que é acionado automaticamente quando o motor pára e liberta-se automaticamente quando o acelerador é premido e os faróis de "Feixe Inteligente", que utilizam a câmara montada no pára-brisas para alternar automaticamente entre os feixes de cruzamento e os feixes principais quando os veículos em sentido contrário são detetados e passam em segurança.
Está disponível em apenas duas versões - a You e a Max -, sendo que a primeira inclui faróis LED dianteiros, Suspensão Citroën Advanced Comfort®, sistema de travagem de emergência, Citroën Head Up Display, sistema My Citroën Play com Smartphone Station para infotainment, cruise control e ar condicionado manual, engtre outro equipamento.
O topo de gama Max acrescenta jantes de liga leve de 17 polegadas, pintura bi-tom com tejadilho contrastante, barras de tejadilho decorativas, chapas de proteção à frente e atrás, ecrã tátil a cores de 10,25 polegadas com espelhamento de smartphone, bancos Citroën Advanced Comfort®, limpa pára-brisas automático, retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, volante em pele, banco da segunda fila rebatível 60/40 e regulação do banco do condutor em altura, luzes traseiras LED, ar condicionado automático, sistema de navegação 3D e carregamento sem fios.
À ersão com 320 quilómetros de autonomia juntar-se-á, em 2025, outra versão com 200 quilómetros de autonomia, permitindo que o novo Citroën ë-C3 se torne ainda mais acessível, a partir dos 19.990 euros.