Banco de Portugal recebeu mais de dez mil reclamações no primeiro semestre de 2009.
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De acordo com a Síntese das Actividades de Supervisão Comportamental, o supervisor recebeu 10.735 reclamações nos primeiros seis meses do ano. Destas, 9.011 estão no âmbito da actuação do Banco de Portugal (BdP).
Este valor representa um aumento de 27 por cento, subindo de 6.544 reclamações, no primeiro semestre de 2008, para 9.011, no mesmo período de 2009.
A análise das reclamações dos clientes deu origem a seis processos de contra-ordenação e a 375 recomendações e determinações específicas.
Março foi o mês que mais contribuiu para esta contagem, com 1.666 reclamações a chegarem ao banco central, com Abril a apresentar um valor quase igual, ao chegarem 1.661 reclamações.
As matérias mais reclamadas voltaram a ser, tal como em 2008, as relativas a contas de depósito, seguindo-se o crédito ao consumo e outros créditos, com estas três áreas a representarem 71 por cento das reclamações recebidas pelo BdP.
Das reclamações recebidas em relação as quais pode actuar, o supervisor refere que em 47 por cento dos casos "não existiram indícios de infracção por parte da instituição reclamada" e em cerca de 53 por cento as reclamações foram resolvidas pelas instituições, de imediato ou por intervenção do banco central.
O Banco de Portugal destaca ainda que as reclamações recebidas através dos livros de reclamações e as enviadas directamente para o banco central representaram neste período perto de metade do total.
O maior aumento verificou-se nas reclamações recebidas através do Portal do Cliente Bancário, que aumentaram 49 por cento face à média mensal de 2008, ritmo muito superior quando comparado com o aumento de oito por cento nas reclamações enviadas directamente para o supervisor e de 14 por cento das que chegaram através do livro de reclamações.