A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários suspendeu, esta sexta-feira, a negociação das ações da Portugal Telecom, SGPS, até que a empresa divulgue informação sobre a aprovação da venda à Altice.
Corpo do artigo
Em comunicado divulgado no site, o Conselho Diretivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) afirma ter deliberado "a suspensão da negociação das ações da Portugal Telecom, SGPS, S.A., até à divulgação de informação relevante sobre o emitente".
Num comunicado ao mercado, a CMVM explica que a informação sobre o processo tem sido pedida desde 22 de dezembro, poucos dias depois de a PT ter convocado uma assembleia geral de acionistas para 12 de janeiro.
A convocatória foi anunciada a 11 de dezembro do ano passado, a pedido da brasileira Oi, para aprovar a venda da PT Portugal à Altice, lembra a CMVM.
"Desde 22 de dezembro de 2014 até 6 do corrente [janeiro], por diversas vezes a CMVM diligenciou junto dos órgãos sociais da PT no sentido de serem prestados esclarecimentos essenciais para que os acionistas pudessem exercer o seu direito de voto de forma ponderada e esclarecida", refere a CMVM no comunicado, acrescentando ter reiterado o pedido na quinta-feira.
A falta de informação aos acionistas foi também, de acordo com o documento da comissão do mercado, apontada pelo presidente da mesa da Assembleia Geral de Acionistas no dia 6 (terça-feira), mas, apesar de ter confirmado a reunião marcada para a próxima segunda-feira, a PT não avançou os dados pedidos.
O Sindicato dos Trabalhadores do Grupo PT (STPT) vai reunir, esta sexta-feira, com o presidente da CMVM para apresentar um pedido de adiamento da reunião de segunda-feira, segundo avançou à Lusa o presidente da estrutura sindical, Jorge Félix.
A reunião foi pedida pelo sindicato "com a maior urgência" a Carlos Tavares, "de forma a que os trabalhadores possam receber a informação possível relativa à atual situação da Portugal Telecom", de acordo com a STPT.