A cobertura do crédito em risco dos oito maiores bancos portugueses está acima da média europeia, anunciou esta quarta-feira o Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, em entrevista ao "Hora H" do Jornal de Negócios.
Corpo do artigo
O responsável pela supervisão do sistema bancário disse esta quarta-feira que já foi "aprovado um segundo indicador sobre a qualidade do crédito", designado Indicador de Crédito em Risco, que complementa o já existente Indicador de Crédito Vencido.
A metodologia de contabilização do crédito malparado está a ser alterada para se alinhar com as práticas internacionais.
De acordo com as novas regras, não só as prestações em incumprimento serão contabilizadas no malparado, como até agora acontecia, mas também o restante capital em dívida.
Carlos Costa adiantou esta quarta-feira que as inspecções que estão a ser levadas a cabo nos oito maiores bancos portugueses demonstram que "a qualidade da carteira do sistema financeiro português compara-se com a média europeia".
O responsável disse ainda que "a cobertura do crédito em risco está acima da média europeia".
Uma equipa internacional está desde o início de Setembro a avaliar as contas e balanços dos oito maiores bancos portugueses (BPI, BCP, BES, Caixa Geral de Depósitos, Banif, Santander Totta, Montepio e Crédito Agrícola, incluindo a carteira de créditos).