A CP - Comboios de Portugal anunciou que devido à greve decretada pelo Sindicato dos Maquinistas não se irão realizar os comboios especiais de Carnaval programados para segunda e terça-feira para Ovar e Estarreja.
Corpo do artigo
A greve dos maquinistas da CP no dia de Carnaval deverá levar a empresa a realizar apenas os 162 comboios definidos como serviços mínimos pelo tribunal arbitral, um número que corresponde a cerca de 19% da oferta prevista.
Terça-feira, os maquinistas da CP voltam a parar, no âmbito da greve ao trabalho em horas extraordinárias, dias de descanso semanal e feriados que têm em curso, uma vez que o Acordo de Empresa considera o dia feriado.
A porta-voz da CP, Ana Portela, disse à Lusa que a empresa tinha programado para aquele dia a realização de 841 comboios, sendo que os serviços mínimos apenas abrangem a realização de 162, "o que corresponde a cerca de 19% da oferta" prevista pela transportadora ferroviária.
A responsável salientou, no entanto, que "se a empresa puder fazer mais comboios certamente não deixará de fazê-los", mas já anunciou em comunicado o cancelamento dos comboios especiais que habitualmente se realizam para as cidades de Ovar e Estarreja, que acolhem as principais festas do Carnaval de toda a zona Centro/Norte.
.
A greve ao trabalho em horas extraordinárias, dias de descanso semanal e feriados foi decretada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ) no início de janeiro e prolonga-se até final deste mês.
O SMAQ, que já tinha cumprido vários dias de greve com a duração de 24 horas no período do Natal, contesta os processos disciplinares alegadamente ilegais interpostos pela CP pelo incumprimento de serviços mínimos em paralisações anteriores.