Combustíveis com forte subida a partir de segunda: gasóleo terá maior aumento desde 2023
Combustível mais usado deverá encarecer 5,5 cêntimos na segunda-feira. Gasolina subirá cerca de 3,5 cêntimos.
Corpo do artigo
O gasóleo, o combustível mais usado em Portugal, terá um aumento superior ao da gasolina e deverá ser o mais alto desde 2023. A partir da próxima segunda-feira é esperado que o gasóleo suba entre 5 e 5,5 cêntimos por litro e que a gasolina passe a custar mais entre 3 e 3,5 cêntimos.
A confirmar-se, será o maior aumento do gasóleo desde setembro de 2023. No caso da gasolina, o último aumento daquela magnitude ocorreu em março de 2024.
Na última quinta-feira, o gasóleo simples tinha um preço médio de 1,644 euros por litro, de acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Na segunda-feira, o preço médio estava em 1,640 euros (ver gráfico). Há dois dias, o preço médio da gasolina simples 95 era de 1,751 euros e na segunda-feira anterior era de 1,750 euros por litro.
Recorde-se que os preços dos combustíveis são livres, variando de posto para posto.
Como é visível no gráfico, elaborado com base nos dados da DGEG apurados a cada segunda-feira para as versões simples de gasóleo e de gasolina, os preços mantêm-se abaixo dos praticados no final do verão de 2023 e assim deverão manter-se.
A Agência Internacional de Energia antevê que o crescimento da procura por petróleo em 2025 leve à prática de preços mais baixos. As previsões da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) apontam no mesmo sentido.