O comércio unificado permite aos retalhistas manter dados num só local, quer estes comprem na loja física ou online, tornando a experiência de compra muito mais fluída.
Corpo do artigo
Imagine todas as suas preferências guardadas numa plataforma só, que, através desses dados, vai conseguir personalizar a sua experiência de compra, oferecendo-lhe apenas opções de que sabe que vai gostar. É esta a realidade quando um retalhista opta pelo comércio unificado.
Com o surgimento da pandemia de covid-19, foram várias as empresas que quiseram passar o seu negócio para o meio digital, pois era esta a única forma de não perderem os rendimentos. Agora que as compras presenciais voltaram em grande, é importante continuar a cultivar a experiência oferecida aos consumidores.
Por palavras simples, o comércio unificado permite aos vendedores integrarem numa só plataforma os canais físico e online, agrupando os dados do cliente num único lugar e facilitando as tomadas de decisão. As vantagens são tanto para o comerciante, que fica com uma visão muito mais real das necessidades do cliente, como para a própria pessoa que está a comprar, que sente uma maior fluidez no processo.
Enquanto o modelo de negócio omnicanal diz apenas respeito à integração numa só plataforma dos canais de atendimento ao cliente, o comércio unificado foca-se na integração de toda a gestão empresarial nessa plataforma.
Este novo modelo de negócio é frequentemente confundido com o omnicanal, mas é importante sublinhar que não são a mesma coisa. Juan José Llorente, country manager da Adyen, explica que enquanto o primeiro "diz respeito à integração de toda a gestão empresarial numa única plataforma digital", o segundo foca-se apenas nos canais de atendimento ao cliente.
Assim, o comércio unificado permite aos retalhistas proporcionarem ao cliente uma experiência de compra mais flexível, onde este vai pensar na loja física e na loja online como uma só. Isto permite que uma pessoa faça uma compra online e receba na loja física, compre online e devolva na loja física ou estar na loja física e comprar online se houver um item que esteja esgotado, por exemplo.
A todas estas vantagens acresce o benefício de não ter de se estar numa longa fila na loja física, uma vez que o pagamento pode ser feito em qualquer lado, desde que haja um tablet ou um smartphone disponível. Resumidamente, o comércio unificado melhora a experiência do consumidor, quer seja pela flexibilidade ou pela personalização do serviço, e faz com que ele volte.
Se é comerciante e já chegou até aqui, deve estar a perguntar-se como pode passar para um modelo de comércio unificado. Tal como a experiência do consumidor, a mudança também vai ser fácil e fluída. Basta contactar a Adyen - a plataforma de pagamento preferida das grandes empresas do mundo, como é o caso da Spotify, da Uber ou da L"Oréal -, cuja equipa vai fazer a implementação da plataforma, para que rapidamente possa começar a usufruir de todas as vantagens do comércio unificado.