A Comissão de Utentes da Via do Infante anunciou que vai realizar, a 3 de Fevereiro, uma marcha lenta e um buzinão de protesto contra a introdução de portagens na A22, entre Lagoa e Fontes de Boliqueime.
Corpo do artigo
"Dando cumprimento às decisões tomadas na assembleia de utentes da Via do Infante, realizada há uma semana, em Faro, irá ter lugar um buzinão e uma marcha lenta de veículos na Estrada Nacional (EN) 125, com partida de Lagoa (junto à FATACIL), pelas 17 horas", informou, esta segunda-feira, a Comissão num comunicado.
Segundo o documento, "a marcha prosseguirá pela EN 125 num percurso de 30 quilómetros, até à localidade de Fontes de Boliqueime", num protesto que marcará, segundo a comissão, o "recomeço da luta contra a introdução de portagens na Via do Infante - exigindo a sua suspensão imediata".
A Comissão de Utentes sublinhou ainda que "outras marchas se seguirão nos meses seguintes, envolvendo o aeroporto de Faro e a Ponte Internacional do Guadiana, colaborando nesta última os espanhóis de Andaluzia a partir de Ayamonte, que também estão a ser muito prejudicados com as portagens na A22".
A estrutura faz ainda um balanço de mês e meio de portagens na autoestrada que liga o Algarve desde a Ponte Internacional do Guadiana até Lagos, constatando que houve "muitos acidentes na congestionada EN 125 e, infelizmente, com algumas mortes confirmadas" e o tráfego nessa via tem sido um "caos infernal, enquanto a A22 continua deserta".
A comissão aludiu ainda à situação social do Algarve, lembrando que o número de inscritos nos Centros de Emprego que é de 30 mil, mas "o desemprego real deverá rondar cerca de 50 mil".
A estrutura fala de "uma terrível catástrofe social", com "muitas empresas a encerrar e a ameaçar encerrar", e de um sector do turismo "a viver a sua pior crise, com os vizinhos espanhóis a boicotar o Algarve".
A Comissão revelou ainda que "a convite de Juan Antonio Millán Jaldón, Secretário-Geral da Federação Nacional de Associações de Transportadores de Espanha, a Comissão de Utentes da Via do Infante irá participar no I Encontro Transfronteiriço Hispano-Luso, no Ayuntamiento de Ayamonte, onde será constituída a Comissão para a Supressão das Portagens na A22 (Comisión para la supresión del peage luso A22)".