O presidente do Eixo Atlântico revelou este sábado que a solução técnica para compatibilizar cobrança eletrónica de portagens de Portugal e Espanha já foi concluída e até ao mês de setembro a articulação dos dois sistemas deverá entrar em vigor.
Corpo do artigo
José Maria Costa disse ter recebido tal garantia da ministra do Fomento de Espanha, numa reunião realizada em Pontevedra, Galiza.
"Informou-nos que as questões técnicas entre os dois sistemas já estão resolvidas e só falta concluir a articulação comercial do processo", explicou o autarca português, no final do encontro com Ana Pastor, em que foram debatidos problemas de mobilidade entre o Norte de Portugal e a Galiza.
A interoperabilidade entre os dois sistemas foi testada internamente pela Via Verde e pela sua homóloga espanhola, a Via T.
"O que falta agora é a parte bancária deste processo. A senhora ministra admitiu que até setembro tudo esteja concluído, de forma a facilitar o movimento entre os dois países", apontou José Maria Costa.
O Eixo Atlântico garante tratar-se do primeiro plano de interoperabilidade de sistemas de cobrança eletrónica que se faz em toda a Europa.
Segundo a declaração final da XXV Cimeira Luso-Espanhola, que se realizou em maio, no Porto, o Norte de Portugal e a região espanhola da Galiza terão, a partir de julho, um projeto-piloto para facilitar a "interoperabilidade da coleção eletrónica de portagens".
A declaração acrescenta que esse programa será alargado ao resto do território no terceiro trimestre de 2013.
A compatibilidade entre os dois sistemas é uma das medidas previstas para atenuar as dificuldades dos condutores espanhóis no acesso às antigas SCUT (vias sem custos para o utilizador), que funcionam apenas com cobrança eletrónica de portagens.