Seis marcas venderam mais de mil automóveis no mercado português, conseguindo crescer 22% no ano passado.
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A crise não é obstáculo para a compra de carros de luxo em Portugal, com seis marcas a somarem mais de mil novas matrículas em 2022, a esmagadora maioria da Porsche. O aumento foi de 22% face a 2021 e todas cresceram. Em janeiro e fevereiro deste ano, já foram vendidas quase duas centenas (194) pelo conjunto das seis marcas, que também inclui, por ordem de grandeza no mercado, Maserati, Bentley, Aston Martin, Ferrari e Lamborghini.
A procura disparou em 2022, com 1080 carros de luxo vendidos, contra 886 em 2021. Mesmo assim, só representam 7% do mercado automóvel. Antes disso, houve uma descida de 2,7% do primeiro para o segundo ano da pandemia, ou seja, de 2020 para 2021 (ver infografia), quebrando a tendência crescente dos anos anteriores. De forma global, o arranque de 2023 foi pior do que janeiro de 2022 para os carros de luxo, com 101 matrículas em vez de 142 (menos 28,9%). Mas, no mês passado, houve uma forte subida de 43% nas vendas face a fevereiro de 2022, com 93 novos carros em vez de 65. Se somarmos os veículos matriculados nos dois primeiros meses do ano, são menos 6,3% em 2023, tendo descido de 207 para 194.
As contas baseiam-se na evolução das matrículas nos ligeiros de passageiros, por marca, desde 2011, fornecidos pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
Porsche sem competição
Tal como tem sido regra, a Porsche continua a liderar o mercado de luxo em Portugal, sem concorrência na pole position, já que deixa muito distantes as outras marcas. Em 2022, vendeu 852 carros, contra os 765 que colocou no mercado em 2021, enquanto a segunda marca mais procurada, a Maserati, subiu de 25 para 82. Só este ano, a Porsche conseguiu vender 146.
O JN centrou a análise nas marcas de luxo que têm sido adquiridas nos últimos 12 anos, sem somar as marcas premium/desportivas por abarcarem diferentes segmentos. Mas também nestas houve aumentos em 2022, destacando-se a Tesla, com mais 73,5% face a 2021. A Jaguar subiu igualmente, registando mais 10,4%.
Nas marcas de luxo, a Lotus só tem vendas até 2016. Além disso, embora se tenham separado em 2002, Bentley e Rolls-Royce surgem agrupadas na tabela da ACAP. No podium automóvel, depois da Porsche e da Maserati, o terceiro lugar é para a Bentley, com 63 novas matrículas em 2022, face às 26 do ano anterior.
Seguem-se as marcas Aston Martin, que passou de 34 para 40, e Ferrari, que vendeu mais seis carros em relação aos 23 que foram comprados em 2021. A Lamborghini vendeu 14, mais um do que no ano anterior.
Boom em 2018
O maior crescimento nos carros de luxo em Portugal foi em 2019, com um aumento de 137%. O total das seis marcas passou para 838 automóveis, quando no ano anterior tinham entrado no mercado 353. Mais uma vez, a Porsche é responsável por este forte aumento, tendo passado de 260 vendas em 2018 para 749 no ano seguinte. Pelo contrário, a maior quebra foi de 2014 para 2015: menos 60% de novas matrículas.
No segundo ano da pandemia, em 2021, metade das marcas de luxo conseguiu subir: Aston Martin, Bentley e Maserati.
Fevereiro foi melhor para quase todas
No mês passado, quatro marcas de luxo venderam mais, face a fevereiro de 2022. A Porsche passou de 50 para 74; a Aston Martin tem, novamente, cinco matrículas contabilizadas em fevereiro; a Maserati vendeu cinco em vez de três; a Bentley aumentou de três para quatro e a Lamborghini de um para três. Mas a Ferrari baixou de três para duas vendas em fevereiro. Nos ligeiros de passageiros, para além da subida de 22% nos carros de luxo no ano passado, há marcas premium/desportivas que se destacam. Enquanto Tesla, Jaguar, Audi, Mercedes ou Land Rover aumentaram as vendas em 2022, BMW e Lexus baixaram.
Segundo os dados mais recentes da ACAP sobre as matrículas de ligeiros e pesados, as vendas cresceram, no geral, 36,2% nos dois primeiros meses de 2023, face a igual período de 2022.
Saber mais
1080 automóveis de luxo vendidos em 2022
É o número de matrículas para um conjunto de marcas que representou 7% do mercado português no ano passado. Em 2021, seis marcas de luxo somaram 886, menos 2,7% do que os 911 em 2020.
93 novas matrículas em fevereiro de 2023
Representa, para o somatório das seis marcas, mais 43% face a fevereiro de 2022. A Porsche destaca-se com 74 unidades. Mas, somando janeiro e fevereiro, desceu 9,3% face a 2022.