Comprar frutas e legumes em feiras chega a ser 70% mais barato que nos híperes
JN foi às compras a cinco feiras do Norte do país e a três supermercados. Além da enorme diferença de preços, clientes dos mercados tradicionais destacam a frescura e a qualidade.
Corpo do artigo
Vêm em busca de “melhores preços”, de um atendimento “mais personalizado”, de um lugar onde “se pode provar, antes de comprar” e, acima de tudo, de produtos locais e mais frescos. Às vezes fazem dezenas e até mais de uma centena de quilómetros. Contas feitas, a poupança pode compensar e muito. Num cabaz de cinco produtos, entre os 5,05 euros da feira da Estela, na Póvoa de Varzim e os 8,56 euros do Auchan, estão 3,51 euros de diferença. Comprar frutas e legumes no supermercado, é 20% a 70% mais caro.
O JN foi às compras. Fomos comprar batata, cebola, cenoura, alface frisada e laranja do Algarve. Um quilo de cada. Cinco feiras do norte: Senhora da Hora (Matosinhos), Estela, Barcelos, Ponte de Lima e Bragança. Comparamos preços com três cadeias de hipermercados: Continente, Pingo Doce e Auchan. Nos cinco casos, quem compra nas feiras fica a ganhar e, quanto mais próximo das zonas de produção, mais acentuada é a poupança.