Faturação, avarias e mau funcionamento são as principais reclamações contra a Meo, CTT e Nos, entidades mais visadas durante este ano no Portal da Queixa e também na entidade reguladora.
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As marcas prestadoras de serviços de comunicações que lideram as quotas de mercado em Portugal são também as campeãs das queixas dos consumidores durante este ano. Meo, CTT e Nos encabeçam o top 20 das marcas com mais registos no Portal da Queixa entre o dia 1 de janeiro e 27 de dezembro. Da lista constam serviços do Estado, como a Segurança Social ou o Serviço Nacional de Saúde, empresas de transporte, como a TAP ou a CP, fornecedoras de energia como a Galp ou a EDP, outras empresas de telecomunicações e uma agência de viagens.
O relatório das reclamações da entidade nacional de comunicações ANACOM relativo ao primeiro semestre deste ano confirma os dados do Portal da Queixa: face ao semestre homólogo de 2017, aumentaram 105% as queixas contra a Meo, num total de 14500. A faturação, a avaria e o cancelamento do serviço foram os principais motivos de queixa relativo a comunicações eletrónicas registadas pela Anacom. No Portal da Queixa, os motivos mais frequentes são avarias, cancelamentos e faturação.
A Meo considera "natural apresentar um maior número de reclamações, tendo em conta a proporção e dimensão da sua base de clientes" e atribui o aumento de reclamações, este ano, a "fenómenos exógenos" como "incêndios no Centro do país, no final de 2017, e trovoadas no primeiro semestre de 2018 que afetaram sobretudo as regiões Norte e interior Norte de Portugal". A empresa sublinha que a Meo foi marca "Escolha do Consumidor "18" e conquistou vários troféus de Melhor Operador.
Os CTT são responsáveis por 93% das queixas de serviços postais na Anacom no primeiro semestre deste ano e os motivos coincidem com os do Portal da Queixa: atrasos nas entregas, extravios e encomendas perdidas. Os mesmos motivos são válidos para as empresas de entregas rápidas CTT Expresso, mas também para a GLS ou a Seur.
Transportes parados
Da TAP e da CP, os clientes queixam-se de atrasos e cancelamentos. A companhia aérea nacional detém 62,4% das queixas registadas pela Autoridade Nacional da Aviação Civil , num total de 4373, no primeiro semestre deste ano - mais 102% face a 2017. Os cancelamentos e os atrasos de voos são os principais motivos de todas as queixas dos passageiros aéreos. No Portal da Queixa, a agência de viagens online eDreams é alvo de queixas também devido aos cancelamentos e reembolsos. Na CP, o número de queixas de passageiros disparou, este ano, com as avarias e supressões frequentes dos comboios, praticamente duplicando, no Portal da Queixa, este ano.
Algumas marcas resolvem as reclamações no Portal da Queixa - como a Goldenergy ou o Instituto do Emprego e Formação Profissional, por exemplo - e outras evidenciam-se pela ausência de qualquer resposta. A Segurança Social, a CP e a TAP são as marcas com maior número de reclamações sem resposta aos consumidores.
PROBLEMAS
Estado lento
A lentidão nas análises de requerimentos para atribuição de abonos ou pensões e a dificuldade de comunicação para marcar consultas são as principais reclamações dos portugueses relativamente a serviços do Estado.
Energia pouco clara
Nas empresas de energia, são mais frequentes no Portal da Queixa os problemas com a faturação, a contratação pouco clara e as vendas agressivas.
Mau serviço
No Grupo Sonae, a Worten e o Continente são alvo de queixas mais frequentes devido a problemas com as entregas ao domicílio e mau atendimento ao cliente.