Os índices de confiança das empresas e dos consumidores em Portugal situaram-se em Novembro nos 71,2 pontos, abrandando dos 77,7 pontos de Outubro, naquele que é o pior desempenho do ano, divulgou o Eurostat.
Corpo do artigo
Em Janeiro, por exemplo, o indicador de sentimento económico situava-se nos 90,4 pontos, tendo o número mais elevado sido registado em Fevereiro (94,7 pontos). A partir daí a queda foi constante, com a excepção de Outubro, cujos 77,7 pontos foram superiores aos 73,2 pontos de Setembro.
Os números portugueses, indicam dados revelados pelo departamento de estatísticas da Comissão Europeia, esta terça-feira, estão abaixo da média europeia: o indicador caiu em Novembro 1% na União Europeia (UE) e 1,1% nos 17 países do euro, para 92,8 e 93,7 pontos, respectivamente.
"O declínio resultou de uma deterioração generalizada do sentimento entre os [diferentes] sectores. A confiança manteve-se praticamente inalterada apenas no sector da construção", aponta o Eurostat, comparando dados entre Outubro e Novembro deste ano.