A confiança dos europeus na perspectiva económica subiu para o nível mais alto em quase dois anos, em Março, superando as expectativas dos analistas da Bloomberg e sinalizando que a recuperação da economia está a ganhar força.
Corpo do artigo
De acordo com os dados da Comissão Europeia, o índice do sentimento dos empresários e consumidores nos 16 países que usam o euro subiu para os 97,7 pontos, vindo dos 95,9 de Fevereiro, recuperando para o valor mais alto desde maio de 2008 e passando os 97,1 pontos previstos pelos 28 analistas contactados pela agência de informação financeira Bloomberg.
A recuperação da zona euro está a ganhar fôlego, depois de quase ter estagnado no último trimestre, uma vez que as empresas aceleram a produção para responder ao aumento das exportações, explica a agência Bloomberg.
Os sectores dos serviços e das indústrias transformadoras expandiram-se ao nível mais rápido desde os últimos dois anos e meio, em Março, e a confiança económica está agora no nível mais alto desde os quatro meses antes do colapso da Lehman Brothers, em 2008.