O Governo fez as contas do Orçamento do Estado para 2010 a contar com um preço médio de 76,60 dólares para cada barril de petróleo Brent, um valor 22 % abaixo dos 97,30 dólares previstos no ano passado.
Corpo do artigo
O barril de petróleo Brent, negociado em Londres, serve de referência às importações portuguesas da matéria-prima.
No quadro "Enquadramento Internacional - Principais Hipóteses", o Executivo prevê que o preço 'spot' do petróleo Brent se fixe numa média de 76,6 dólares por barril em 2010. No Orçamento do Estado do ano passado, o Governo apontava para um preço médio de 97,30 dólares/barril, valor muito acima dos 62,67 que se verificaram.
No relatório de Orçamento do Estado deste ano, o Governo considera "um risco potencial a hipótese de uma subida significativa do preço do petróleo causada pelo facto de a oferta não acompanhar o acréscimo da procura mundial, especialmente proveniente da China".
"Durante a recente crise", explica o texto, "não houve disponibilidades financeiras significativas destinadas a aumentar a capacidade de oferta de petróleo mediante o investimento em novas plataformas petrolíferas".
Por outro lado, o Governo prevê ainda "a apreciação do euro face ao dólar e o aumento da taxa de inflação, em linha com a aumento do preço das matérias-primas e do petróleo".
As previsões do Governo para o preço do petróleo estão em linha com as expectativas do presidente da maior petrolífera portuguesa, a Galp.
Em Novembro, o presidente da Galp, Ferreira de Oliveira considerou que os preços do crude em 2010 vão oscilar entre os 60 e os 80 dólares por barril.