Ganha mais de 529 euros por mês? Então prepare-se para reaprender os limites das despesas que estava habituado a inscrever na declaração do IRS.
Corpo do artigo
Contas feitas vai poder abater ao IRS um máximo de 900euro (800euro por via das deduções e 100euro através de benefícios) o rendimento anual andar entre os 7410 e os 18 375euro anuais. Esta valor aumenta até um máximo de 1150euro para as classes de rendimentos mais elevadas. O resultado de tudo isto é que o habitual reembolso vai emagrecer e nalguns casos até desaparecer.
Todas juntas, as despesas com saúde, educação, lares, rendas e empréstimos de casa passam a ter um limite máximo de dedução entre 800 e 1100euro. A este novo valor máximo das deduções, somam-se os 100 ou 50euro que passam a ser aceites através dos benefícios fiscais.
Na prática isto significa que as quantias aplicadas em PPR e certificados de reforma ou os donativos perdem qualquer peso na redução da factura do IRS. Esta situação é ainda mais acentuada se se tiver em conta que o OE transfere para o chapéu dos benefícios (e logo para estes limites reduzidos) os prémios com os seguros de saúde e equipamentos que usem energias renováveis.
A redução dos valores dedutíveis ao IRS é maior do que indiciava o PEC, além de que acabam as deduções com os seguros de vida e de acidentes pessoas, mantendo-se apenas para os deficientes e profissões de desgaste rápido.
